Neste carnaval no que se refere à saúde, é sabido que neste período de festas e agrupamento de pessoas é propícia para o aumento dos casos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), com ênfase para a AIDS, além da gravidez na adolescência, aumento das internações e atendimentos por ingestão inadequadas e abusivas de álcool e drogas, e no momento atual há uma grande preocupação em relação ao vírus da Gripe “A” (H1N1).
Com a preocupação e o comprometimento de amenizar o quadro descrito e garantir condições satisfatórias de educação em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Upanema reuniu os profissionais de saúde apresentou propostas de atividades que serão realizadas durante o período carnavalesco, dentre as atividades teremos distribuição de preservativos 24h no ponto de apoio.
De acordo com a secretária Maria da Conceição Medeiros Gondim, o objetivo é o de sensibilizar adolescentes, jovens e adultos, no período carnavalesco, para a prática do sexo seguro, com uso do preservativo. Informar claramente as consequências indesejadas da ingestão inadequada e abusiva de álcool e drogas. Garantir o atendimento médico 24h na Unidade Mista de Saúde e o transporte adequado do usuário até a unidade de saúde (Ambulância permanente no local do evento). Levar informações concretas e segura a respeito do vírus H1N1.
O público-alvo deste trabalho será os adolescentes, jovens e adultos da cidade de Upanema e turistas que estiverem visitando o município no período do Carnaval.
Fonte: blog da Secretaria de Saúde