sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Unidade de Beneficiamento de Pescado recebe equipamentos

Caraúbas - A Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca (SEAP), da Presidência da República, enviou no dia 15 deste mês os equipamentos da Unidade de Beneficiamento de Pescado que está sendo construída no município de Caraúbas, para atender a mais de dois mil pescadores de aproximadamente 30 municípios da região do Alto Oeste Potiguar.
A Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas será gerenciada pela Cooperativa de Aquicultores e Pescadores da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (COOAPAF). Vai funcionar na área doada pela Prefeitura Municipal, ao lado da RN-117, na entrada do município de Caraúbas, para quem chega à cidade do município de Governador Dix-sept Rosado.
Para a unidade funcionar, será necessário ter peixe. E o peixe será produzido pelos pequenos pescadores tanques de rede na barragem de Umari, em Upanema; no Açude de Paraú, em Paraú; Morcego, em Campo Grande; Tourão e Brejo, em Patu; Rodeador e Espetoria, em Umarizal; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Barragem de Santa Cruz, em Apodi; Barragem de Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros; Açude de Apanha Peixe e Santo Antônio, em Caraúbas, entre vários açudes de pequeno e médio porte da região Oeste. Ao todo, são 10 colônias de pescadores associadas à Cooapaf.
Gerenciado pela Cooapaf, a Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas, segundo o secretário de Políticas Públicas para o Campo e Meio Ambiente, Edson Morais (Pelé), de Caraúbas, terá capacidade para beneficiar 5 mil toneladas de pescado por dia, empregando 35 pessoas e proporcionando a geração de renda para mais de 2 mil famílias de 30 municípios da região.
A unidade foi projetada ano passado e foi construída neste ano. Faltava chegar os equipamentos, construir um muro e uma bacia de estabilização. A demora para concluir a unidade, com equipamentos e investimentos na infraestrutura que faltam, segundo Pelé, foi porque a empresa que venceu a licitação para fornecer os equipamentos precisou fabricá-los, pois não tinha pronto.
Os equipamentos chegaram e agora, segundo Pelé, a Seap está fazendo adaptações na estrutura física para instalar a Câmara Fria e a esteira de seleção. Falta a liberação das licenças ambientais por parte do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) e os recursos por parte do Governo Federal para construir a Bacia de Estabilização e a construção do muro.
No convênio entre o Governo Federal e o Município de Caraúbas, assinado pelo prefeito Ivanilson de Sousa Maia e o prefeito Ademar Ferreira, caberá à Prefeitura Municipal investir na construção de um muro. "Já estamos fazendo a limpeza do terreno e devemos ainda no primeiro mês de 2010 iniciar e concluir a construção do muro, cumprindo nosso compromisso", garante o prefeito Ademar Ferreira.

Pescadores da região estão sendo capacitados
Os pescadores ligados as dez colônias dos 30 municípios da região estão sendo capacitados pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado para produzir tilápia do Nilo em tanques de rede nos açudes e barragens para abastecer a unidade logo a partir do próximo ano.
Também em parceria com a Seap, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) está investindo na produção de alevinos de tilápia na Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi. Este reservatório armazena até 600 milhões de metros cúbicos de água.
Paralelo a este projeto, o Dnocs financia a estrutura de produção de tilápia para os pequenos produtores da região. A primeira colônia beneficiada foi a de Pau dos Ferros, que já instalou mais de 120 tanques de redes com tilápia de forma experimental.
O esforço da Seap e do Dnocs é para que quando concluir a unidade de beneficiamento em Caraúbas, os pescadores já estejam prontos para começar a produzir. "O investimento é muito importante para o projeto do governo federal de melhorar a qualidade de vida do pequeno agricultor e pescador do país", destaca o prefeito Ademar Ferreira.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: