quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

NO CORREIO DA TARDE

Cooperativa critica falta de apoio da Prefeitura para compra da produção local

Publicado no Dia 29/12/2009

A Prefeitura de Upanema precisa apoiar mais os setores produtivos locais. A opinião é do presidente da cooperativa COOPAVALEASSU, Adalberto Rocha, que destaca a grande vocação de Upanema para agricultura. Segundo ele, o município produz boa quantidade de feijão e aparece como um dos principais produtores de mel, carne ovina, carne bovina, além da produção de frutas, como caju, cajarana e umbu. Ocorre que por falta de compradores os produtos acabam sendo desperdiçados, já que alguns produtores não têm condições de se deslocar até Mossoró para comercializarem seus produtos. Ele disse que caso a prefeitura local comprasse parte dessa produção oriunda da agricultura familiar para uso na merenda escolar e outras entidades de assistência social a realidade poderia mudar.

No ano de 2009, segundo Rocha, a agricultura em Upanema foi um dos grandes beneficiados pelos projetos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB/RN). Esses projetos são fruto da organização dos agricultores do município, que há muitos anos lutam com o apoio do sindicato rural local. Este ano houve apoio ainda da Associação de Piracicaba/Umari e da Associação Palheiro III, incentivada pelo presidente do sindicato, Paulino Neto.

A Associação Palheiros apresentou projeto de venda de 5.000 kg de mel e a Associação Piracicaba apresentou projetos de venda de doce de caju (6.000 kg), de rapadura de leite (1.000 kg) e de polpa de frutas (2.000 kg). Adalberto Rocha também destaca a doação de 10.000 kg de farinha de mandioca pela CONAB para diversas associações de Upanema, que combateram a fome e desnutrição nos assentamentos. Esse projeto só foi possível com a parceria das associações com a cooperativa COOPAVALEASSU, que garantiu o caminhão e o combustível para realização do transporte.

Nenhum comentário: