sábado, 22 de agosto de 2009

ENTREVISTA NO JORNAL DE UPANEMA: ENILDO FERNANDES


J.U – O que você, juntamente com a nova equipe do Conselho Tutelar, pretende fazer para mudar a imagem negativa do Conselho frente à opinião pública?

Enildo Fernandes – Eu, juntamente com meus colegas conselheiros aqui de nossa cidade, nós temos como principal objetivo mudar essa imagem que as pessoas têm do Conselho Tutelar, nos aliar a toda sociedade, fazendo parcerias com órgãos competentes, como por exemplo, a Prefeitura Municipal, as secretarias municipais, igrejas, associações, sindicatos, buscando o apoio das famílias, da sociedade em si. Assim sendo, podemos atuar com mais eficácia, com prestígio a todas as pessoas que venham precisar da gente. O nosso público é a criança e o adolescente então que a gente busque parcerias para defendermos os seus direitos.

J.U - A que você atribui essa votação tão estrondosa, de 773 votos?

Enildo – Bem, muitas pessoas falaram na época da campanha que as pessoas estavam votando em mim por pena, porque eu precisava, porque eu era pobre e outras coisas. Só que eu vejo que não. Acredito que seja reconhecimento da própria população de Upanema por me ver essa pessoa humilde, essa pessoa do meio do povo, que está constantemente ao lado das pessoas. E com certeza essa é uma das maiores forças de tantos votos, 773 votos, eu atribuo a minha humildade.

J.U – O trabalho que você tem com a comunidade também contribuiu?

Enildo – Sim, o trabalho que eu tenho como a Pastoral da Criança, a Pastoral da Pessoa Idosa, fui catequista na Igreja Católica local, trabalhei no Programa do Leite do governo estadual, isso me ajudou bastante. Mas eu acredito que mesmo eu dentro destas instituições foi por minha humildade. Porque tem muitas pessoas que trabalham até em igrejas e outros lugares, e muitas famílias relacionadas a essas instituições tiveram candidatos e não foi como minha votação, muitos deles nem ganharam.

J.U – Sua campanha foi difícil?

Enildo - Sempre eu acompanhei as eleições do Conselho Tutelar, e na eleição passada eu pensei em 2009 ser candidato. Procurei vários amigos e sai perguntando se dava certo. Quando chegou a época de se inscrever eu nunca pensei que pudesse existir tantas dificuldades, como por exemplo, eu não tenho pai, meus avós que me criaram também já faleceram, então essa falta de pai e essa falta de avós, como eu via todos os candidatos acompanhados pelos pais, ou acompanhado de alguém da família, eu não tinha essa referência, e isso muitas vezes chegou a me desestimular. Lembro que chegava em casa e eu tinha vontade até de chorar, quando as pessoas me diziam que fulano passou aqui com o marido, passou com o pai, e isso foi me dificultando um pouco. Veio à questão também que outros candidatos tinham motos, carros, tinha vários apoios, e eu sempre sem apoio. Nunca tive apoio de nenhum carro, lembro que fui para comunidade de Pereiros a pé, lembro também que de uma casa para outra é como se fosse daqui até as Barreiras. Então essas foram umas das dificuldades, e dos companheiros que sempre estavam tesourando a gente, as críticas, certo que as críticas às vezes servem para a gente engrandecer e às vezes desestimulam. Houveram críticas que eu não gostei, porque falou muito da minha vida pessoal e, eu acredito que não se deve, cada pessoa tem sua maneira de ser, de se comportar. Então foi com essas dificuldades que acredito ter chegado lá. Os desafios foram muitos, até mesmo no dia da eleição me desestimulei, não esperava essa grandiosa votação. As pessoas que me prometeram voto, eu não estava vendo eles irem votar. Mas desde o início que estava com fé em ganhar, só fiquei com medo no dia da eleição por não ver as pessoas irem votar. Isso estava dificultando, quando abriram a primeira urna, eu fiquei surpreso, com 108 votos e essa foi uma fila que eu passei o dia olhando e não vi ninguém. Fico muito feliz com o reconhecimento, mais de três mil votos eu tirar 773 votos.

J.U – Essa votação o credencia e faz surgir o sonho de ser vereador?

Enildo – Bem, se eu dissesse que eu não tenho o sonho de ser um político eu estaria mentindo, que eu gostaria de ingressar na política partidária. Até porque desde muito pequeno eu via meus avós paterno, já que fui criado por eles, sempre eu vi eles muito envolvidos na política partidária e, isso foi me idealizando um sonho, quem sabe um dia eu não chegue lá. Eu acredito que seja um ponta pé inicial. Talvez não seja a mesma quantidade de votos, mas eu me sinto, por essa votação que tive, em 2012 ser um candidato a vereador nas eleições municipais.

J.U – Já é filiado em algum partido?

Enildo – Eu estava filiado ao DEM (Democratas), mas eu pedi desfiliação e estou buscando um partido que eu mesmo possa comandar.

J.U – Se você não for candidato a vereador, pretende tentar a reeleição para conselheiro tutelar?

Enildo – Dependendo da minha atuação e o pessoal pedir, com certeza.

J.U – Já estão atuando?

Enildo – Começamos na segunda-feira (03/08)

J.U – Estão tendo apoio?

Enildo – Graças a Deus, todos os conselheiros estão admirados com tanto apoio. Lógico que tem dificuldades, como em toda instituição tem, mas graças a Deus nós estamos com muito apoio. Temos computador, telefone, carro a secretaria de Ação Social já se dispôs e pediu que a gente sempre agendasse para quando a gente precisasse, já que temos uma meta que é visitar a zona rural, já que as pessoas pediram tanto, que estamos pretendendo visitar a zona rural, principalmente as escolas, assembléias de assentamentos, as escolas da cidade, vamos ter esse trabalho e a visita aos bairros. Todos os meses é uma meta nossa visitar um bairro da cidade, com panfletagem, conscientizando a população o que é o Conselho Tutelar, qual o papel do Conselho Tutelar na cidade, e o papel do conselheiro.

J.U – Mensagem final.

Enildo – A minha mensagem é de agradecimento a toda comunidade de Upanema, a todas as pessoas que mesmo que não tenha votado em mim, mas que me receberam muito bem obrigado, me receberam em suas casas, as famílias que contribuíram muito para meu êxito, também teve duas pessoas muito importantes na minha campanha, que foi Maria Olaci e Matilde Castro. Então essas pessoas foram muito boas para mim, estiveram comigo no dia-a-dia, também agradeço ao Jornal de Upanema por essa oportunidade que está me dando, inclusive sempre acompanhei todas as edições e acha um meio de comunicação muito importante para nossa cidade, muito obrigado a vocês e estou aqui para quem vier a precisar de mim, estou à disposição.

Fonte: Jornal de Upanema

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Anônimo disse...

Ronaldo!

Anônimo disse...

vc mora no meu coração.Avante e DEUS te ilumine.Abraço AMARILDO

Anônimo disse...

è isso ai Enildo avante !
vc merece !