quinta-feira, 30 de julho de 2009

Secretaria de Saúde comemora redução no número de casos de dengue no município

A secretaria municipal de Saúde encerrou ontem mais uma campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue. A data foi marcada com uma grande mobilização de alunos, profissionais de saúde, autoridades e a população em geral. Durante todo o dia, foi realizado um mutirão de limpeza dos locais onde foram constados possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com isso, todas as casas da cidade foram visitadas pelos agentes de endemias, agentes de saúde, enfermeiros e integrantes da Vigilância Sanitária, com o objetivo de identificar e eliminar as larvas do mosquito.

Na sede da secretaria de Saúde, ás 16:00h foi realizado o encerramento da campanha de combate ao mosquito, que teve início em janeiro. A campanha foi motivada pela grande quantidade de casos ocorridos em 2008, tendo inclusive um caso de dengue hemorrágica constatado no município. Com isso, a Coordenação de Combate ao mosquito da Dengue em Upanema, uniu-se as secretarias municipais, meios de comunicação, profissionais de saúde, escolas entre outras instituições, para desenvolver a campanha.



O combate ao mosquito da Dengue é desenvolvido através de ciclos. Cada ciclo é composto de dois meses de trabalho de combate ao mosquito. No primeiro ciclo, que compreende os meses de janeiro e fevereiro, Upanema apresentava o índice de infestação predial muito alto. Os números mostravam que 5,8% das residências da cidade apresentavam casos do mosquito. A preocupação com o alto índice de infestação predial fez com que a Coordenação de combate a doença intensificasse o trabalho. Novas alternativas de combate foram criadas, como a introdução de piabas nos reservatórios de água descobertos. Outra iniciativa foi a parceria com a secretaria de Obras no sentido de acabar com os criadouros do mosquito em terrenos baldios. “Nossa preocupação era grande quanto aos terrenos baldios, principalmente com o início do período do inverno”, explica Célia Rocha, Coordenadora de Combate a Dengue no município de Upanema. O trabalho surtiu efeito e no segundo ciclo, o índice de infestação predial caiu para 1,8%. Com relação aos números de casos da doença, Célia Rocha informa que nesse ano, Upanema tem se destacado como um dos municípios com menor número de casos constatados. Apenas 7 casos foram notificados e 1 foi confirmado no município. Com relação ao terceiro ciclo, o município ainda aguarda os dados fornecidos pelo laboratório da Regional de Saúde. Mas, segundo Célia, a expectativa é que o índice se mantenha baixo.



Mesmo com a campanha encerrada, a secretária de Saúde Conceição Medeiros, informa que o trabalho de combate ao mosquito não para. Além dos profissionais de saúde, a população também deve fazer sua parte, evitando deixar latas, garrafas e água parada, pois são locais de possíveis criadouros do mosquito. O combate ao mosquito é dever de todos, explica.



FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Um comentário:

Anônimo disse...

valeu secretária pela coragem que tú tens.Eis uma pessoa de bastante coragem.