quarta-feira, 22 de julho de 2009

Festuern divulga lista de grupos selecionados

Informações do Jornal O Mossoroense

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Proex/Uern) divulgou ontem a seleção dos grupos de teatro, dança e música que participarão da sétima edição do Festival de Teatro da Uern (Festuern), cuja programação será realizada na primeira quinzena de agosto, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

São 40 escolas da rede pública de ensino de várias cidades potiguares, bem como seis grupos de teatro universitário, oito de dança e dois de música, totalizando a participação de 56 equipes no evento.

Dos grupos selecionados estão o “Filosofart”, da Uern/Mossoró, e os “Desbravadores da Arte”, da Uern/Macau. Entre as escolas, este ano haverá participações de Assú, Areia Branca, Patu, Pendências, Alto do Rodrigues, Apodi, Guamaré, Currais Novos, Angicos, Upanema e Mossoró.

Este ano, o evento adotou como temática "Arte e Educação: em Busca de uma Cidadania para Paz" e a arte homenageada será o mamulengo. O VII Festuern se dividirá em três fases: Pré-festival, Festival e Pós-festival. A primeira corresponde à capacitação e à concepção dos espetáculos; a segunda será a mostra dos espetáculos de grupos de teatro escolar e grupos universitários de dança, música e teatro; e a terceira fase será a avaliação.

Entre os objetivos do evento, está a promoção, difusão e divulgação das manifestações artístico-culturais como bens sociais indispensáveis à formação integral da pessoa humana tomando-se como base a valorização da escola e da universidade como espaços de produção de cultura e de conhecimento.

Os ensaios gerais dos grupos selecionados acontecerão no turno matutino no mesmo dia da sua apresentação oficial no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O cronograma, constando data e horário das apresentações oficiais dos espetáculos, será definido pela Comissão Coordenadora até 10 de agosto de 2009.

SEMINÁRIO

O pró-reitor de extensão, professor Francisco Vanderlei de Lima, chama a atenção dos coordenadores dos grupos selecionados para o Seminário de Capacitação, que será realizado no dia 3 de agosto, a partir das 8h30, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), localizada em área próxima ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Os grupos selecionados devem participar do seminário que antecede às apresentações do Festuern. O pró-reitor diz que os coordenadores, se tiverem dúvidas a respeito da realização do evento e do seminário, devem manter contato pelos telefones (84) 3315-2184, 3315-2182 e 3315-2234.

De Upanema foram selecionadas:

E. E. José Calazans Freire - Chá das Cinco, Passado e Presente - Upanema
E. E. Prof. Alfredo Simonetti - Secas Vidas - Upanema

Nenhum comentário: