domingo, 11 de janeiro de 2009

Conta de energia elétrica ficará 1% mais barata

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou recentemente uma boa notícia para o consumidor. É que, segundo a agência, neste ano as contas de energia das residências podem ter uma redução de 1% na tarifa. Conforme a Aneel, esse valor seria referente à redução da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), um encargo que subsidia a compra de combustíveis usados na geração térmica de energia em localidades que não fazem parte do sistema interligado nacional, situadas principalmente na Região Norte e que incide nas tarifas da conta de luz do consumidor. As distribuidoras pagam mensalmente as cotas da CCC, cujo valor é calculado com base em uma previsão anual de geração termelétrica.

O gerente de Comunicação da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Elder Cavalcanti, informa que o reajuste tarifário ainda tem um longo caminho a percorrer antes de chegar à conta do consumidor. "Para que o reajuste seja efetivado é preciso considerar vários insumos que incidem sobre o valor das contas. A redução do preço das contas, portanto, vai depender de vários outros fatores que devem ter uma redução", explica Elder. Segundo ele, itens como compra de energia e a própria frota da companhia podem interferir no reajuste do preço.
"Nós ainda não sabemos ao certo quanto será o percentual de redução para o consumidor, pois esse cálculo é feito pela Aneel a partir de uma tabela de custos informada pela Cosern. Só então é que a Aneel vai determinar o percentual exato de reajuste", diz o gerente. Ele avisa que haverá uma redução, porém não se pode determinar valores. Mas, a previsão é que esses novos preços comecem a valer a partir de abril. "Com certeza, em abril é que nós saberemos, pois é nesse período que a Cosern realiza a revisão de valores", garante Elder Cavalcanti.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: