sábado, 18 de outubro de 2008

Alteração provoca mudanças no Estado

VIVÊNIO JÁCOME
Da Redação

Programado para ter seu início a zero hora de amanhã, 19, e durar até o dia 15 de fevereiro de 2009, o horário de verão vai provocar algumas mudanças no hábito e no cotidiano de milhares de pessoas que residem nos locais em que o mesmo não irá vigorar, como é o caso do Rio Grande do Norte. Mais uma vez, apenas nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste os relógios serão adiantados em uma hora.
Com relação às mudanças no hábito das pessoas, os que mais irão sentir com a alteração serão os clientes de bancos, passageiros de aviões e telespectadores da grande imprensa nacional.
Os que utilizam as agências bancárias no Rio Grande do Norte vão perceber que os bancos irão antecipar em uma hora o atendimento ao público para assegurar o serviço de compensação. Em Mossoró, as agências, que durante o ano funcionam das 11h às 16h, nesta época abrirão das 10h às 15h.
Para o professor Márcio Gomes, "a alteração no horário dos bancos é muito boa porque as pessoas podem resolver seus problemas mais cedo e ficarem livres para o restante do dia".
Outra modificação será percebida pelos passageiros de avião que embarcam nas cidades não afetadas pelo horário de verão. Em Natal, os vôos com destino para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão adiantados em uma hora, enquanto que para as demais regiões continuam com os mesmos horários.
Cacilene Roberta, funcionária da Tamos Viagens e Turismo (Táxi Aéreo Mossoró) alerta para as novas mudanças. "Os passageiros têm que ficar atentos. Somente em Natal são entre 18 e 20 vôos que vão ser adiantados em uma hora", esclareceu.
A alteração no horário da programação dos canais de televisão também é bastante sentida pelos telespectadores no Estado. Assim como ocorre no atendimento dos bancos e no embarque dos vôos, os programas irão ao ar uma hora antes.
A mudança no horário da grade televisiva divide opiniões. Para o estudante Rafael Alencar, "o fato dos programas começarem mais cedo é bom porque gosto dos programas da noite e nesse período eles terminam antes da madrugada". Já a funcionária pública Ana Cardoso lamenta que "por ter que chegar de sete horas da noite em casa eu perco sempre a novela das seis e a novela das sete no horário de verão".
No que diz respeito ao aspecto econômico em nível nacional a previsão é de que o período leve a uma redução do consumo de energia de 4% a 5% no chamado horário de pico (entre o fim da tarde e início da noite).

Fonte: Jornal de Fato

Um comentário:

Anônimo disse...

Silva, vc sabia q Vivênio Jácome Jornalista do Jornal de Fato é nosso conterrâneo? Ele é filho de Ritinha de Manoel Delmiro, é primo de nossa prefeita eleita Maristela.