sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Estado quer iniciar estrutura este ano

O potencial hídrico do Rio Grande do Norte é relativamente grande em relação aos outros estados. Na região do Seridó, se destacam os açudes Dourado, em Currais Novos; Gargalheiras, em Acari; Itans, em Caicó. Nessa região o principal reservatório é a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com paredão em Itajá; na região Oeste, a barragem de Santa Cruz, em Apodi; de Umari, em Upanema, e outra em Pau dos Ferros. Em todos esses reservatórios praticamente não existe produção de peixes em cativeiro, um potencial ainda pouco explorado.
Esse quadro tende a mudar nos próximos anos. Ao menos é o que quer o governo Federal, através da Secretaria Nacional da Pesca.
As obras de construção da Estação de Piscicultura de Apodi, na barragem de Santa Cruz, deverão ser iniciadas ainda este ano. O projeto já foi licitado e os recursos estão assegurados junto à Secretaria Nacional de Pesca.Além dessa unidade, o Governo do Estado também vai construir outra Estação de Piscicultura em Itajá, na barragem Armando Ribeiro, o que permitirá elevar a produção de alevinos dos atuais 10 milhões/ano para 40 milhões/ano. A Armando Ribeiro armazena 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, mas praticamente não é aproveitado para a produção de peixe em cativeiro, como já acontece com muito sucesso no Estado do Ceará, por exemplo.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Francisco das Chagas, ao visitar nesta quarta-feira (24) a Estação de Piscicultura de Caicó, recentemente ampliada pelo governo Wilma de Faria, afirmou que o Estado continuará investindo em infra-estrutura que ajude a elevar a produção de pescado em águas interiores. Caicó produzirá os alevinos que para os demais reservatórios.
Segundo ele, a governadora entende que há necessidade de se investir mais no sentido de atender a demanda de alevinos para peixamento em açudes e criatórios em tanques-rede, aumentando a média anual de produção, que é de cerca de 10 milhões de alevinos, oriundos da estação de Caicó. O trabalho em Caicó já é desenvolvido numa área do açude Itans.Recentemente, o Governo do Estado investiu mais de R$ 130 mil na recuperação e melhorias das condições da Estação de Piscicultura de Caicó, que pertence ao Dnocs, mas é administrada em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE). Esse investimento fez com que a produção de alevinos naquela estação passasse de cerca de 5 milhões para 10 milhões/ano.
Referindo-se à Estação de Piscicultura de Apodi, o secretário lembrou que ela não será apenas uma produtora de alevinos, mas também uma área onde será instalada a estrutura necessária para cursos, oficinas e produção de 25 milhões de alevinos/ano. Já a Estação de Piscicultura de Itajá, terá como principal característica ser a única a produzir exclusivamente alevinos através do processo de reversão sexual, de modo que o número de machos será bem maior que o de fêmeas, permitindo a distribuição para criatório em viveiros.
Chagas informou que, embora seja feita a reversão também em Caicó, a diferença é que em Itajá toda a produção será de alevinos revertidos. "Estamos determinados a fazer da pesca em águas interiores um dos grandes programas do governo Wilma de Faria", disse. Outros reservatórios, como o açude do Mendubim, a Lagoa do Piató, Pataxó também serão beneficiados com os investimentos, uma vez que os moradores destas comunidades também poderão produzir peixes em cativeiro a partir dos investimentos que estão para iniciar.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: