quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Jovens recebem oficinas de associativismo e elaboração de projetos

Oeste - A comissão territorial vem se reunindo desde o início do ano. Já foram realizados três encontros em 2007, oportunizando discutir o papel da comissão. Todos parecem concordar que a Comissão Territorial de Políticas Públicas para a Juventude tem o papel de ser representação política dos jovens no território. A equipe busca avançar no processo de políticas públicas para a juventude pleiteando ser reconhecida e valorizada no território e em outras instâncias, exigindo do poder público que garanta políticas públicas para o setor.
Para isso, a comissão e parceiras devem monitorar as reivindicações das propostas, dos jovens, que são entregues ao poder público. Cada um da comissão deve assumir seu papel com responsabilidade, compromisso, garra inovação, organização, assim como socializar com os jovens e comissões dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) as ações desenvolvidas pela comissão territorial. Isso também deve contribuir para o fortalecimento dos grupos de jovens.
Esse ano foi feito um planejamento contendo três linhas de ação. Políticas públicas, visando a melhoria no setor educacional e da saúde; orçamento público participativo, reivindicando das instituições financeiras mais facilidade no acesso ao Pronaf jovem. Outro ponto foi a formação objetivando incentivar os STRs a promover seminários e discussões sobre política, (Programa Jovem Saber), além de ampliar a área de conhecimento sobre direitos e deveres dos jovens, enquanto cidadãos e cidadãs, como também ampliar o conhecimento sobre relações humanas. Por fim, o setor de articulação discutiu as linhas de créditos para jovens, campanha de documentação para a juventude e participação em eventos sociais.
Nos últimos meses, a comissão teve um forte avanço, que se deu, primeiro, com a realização de uma oficina sobre direitos e deveres, realizada na última reunião da comissão, no final de agosto, em Mossoró. Outra participação importante da comissão foi na reunião do comitê territorial, realizado na cidade de Upanema, dia 14 de setembro, em que o grupo ganhou um espaço para colocar em proposta, para o comitê, discussões sobre o Pronaf e Fisp Jovem, bem como a campanha de documentação.
Outra reunião da comissão territorial aconteceu no dia 19 de outubro, na cidade de Caraúbas, com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, que levou uma discussão sobre participação da sociedade civil na aprovação orçamentária pública dos municípios.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: