quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Alves decide que PMDB fica com os Pintos

Apodi - Está definido. O PMDB vai mesmo ficar sob o controle do grupo liderado pela família Pinto. A confirmação é do deputado estadual Valter Alves, que na segunda-feira passada, 20, se reuniu em Natal com a vice-prefeita dissidente Gorete Pinto e os líderes do grupo Klinger e Agostinho Pinto. Na oportunidade, o parlamentar, filho do senador Garibaldi Alves (PMDB), afirmou que a decisão foi tomada, faltando apenas ser oficializada.
Pelo acerto firmado na reunião, Agostinho Pinto continuará na presidência do partido até a realização da convenção municipal, a ser realizada provavelmente em outubro. Depois, transmitirá o cargo a Klinger Pinto, marido da vice-prefeita Gorete, que será escolhido em eleição de consenso. Até lá, os Pintos terão outras reuniões com a cúpula estadual do partido.Dessa forma, é dada como certa a saída do grupo do prefeito José Pinheiro Bezerra para outra sigla. Na verdade, há tempo que Pinheiro perdeu a esperança de ganhar o controle do PMDB em Apodi. Mais recentemente, ele tentou uma conversa definitiva com os líderes do partido no Estado, mas foi evitado pelo deputado federal Henrique Alves, presidente regional da sigla.
Na semana passada, o prefeito deu a resposta, ignorando a presença na cidade do senador Garibaldi Filho. Apenas o cumprimentou, friamente, durante debate sobre a implantação de uma unidade da Ufersa no município. A distância entre o prefeito e Garibaldi praticamente selou a saída dele do PMDB.Para Agostinho Pinto, a saída de Pinheiro do partido não o preocupa, “uma vez que ele já estava distante há muito tempo.” Se referiu à postura do prefeito nas eleições do ano passado, “que pesou na derrota de Garibaldi em nossa cidade”. Os Pintos entendem que Pinheiro cruzou os braços, deixando a governadora Wilma de Faria (PSB) livre para buscar os votos dos peemedebistas locais.
Certo ou não, o fato é que Garibaldi perdeu em Apodi nos dois turnos, com uma vantagem pró-Wilma superior aos dois mil votos. Foi uma das derrotadas mais acentuadas dos “bacuraus” de Apodi.
Candidatura
“Mas isso já é pesado”, afirma Agostinho. “Estamos envolvidos agora no processo de revitalização do PMDB, com vistas às eleições municipais do próximo ano”, disse.O projeto do PMDB, a partir da provável saída de José Pinheiro, é consolidar a candidatura de Gorete Pinto. O nome dela já está definida, uma vez que os peemedebistas consideram que trata-se de uma candidatura natural, posta desde as eleições de 2004, quando o partido assumiu que ela seria a sucessora do prefeito Pinheiro.

Pinheiro manterá força controlando três partidosA saída do prefeito José Pinheiro Bezerra do PMDB não significará sua fragilidade política. Pelo contrário, o prefeito continuará forte e, certamente, terá um papel decisivo nas eleições municipais do ano que vem.
É certo que Pinheiro vai controlar pelo menos três partidos políticos. O PR, no qual deverá se filiar; o PPS, que tem na presidência o advogado Kelps Lima, seu genro; e o PP, que é dirigido no município pelo vereador governista Arnaldo Costa. Essas três siglas deverão acomodar pelo menos sete vereadores e mais um número considerável de lideranças de diversos segmentos.
O prefeito, que já não fala mais como um liderado da família Alves, tem avançado as negociações para se filiar ao PR. Na semana passada, em viagem a Brasília, se reuniu com o presidente regional da sigla, deputado federal João Maia. Na ocasião, fecharam alguns pontos e transferiram para uma nova conversa a confirmação da parceria política.
É possível que a decisão seja tomada, e anunciada, no próximo sábado, 25, quando João Maia estará visitando a cidade. O parlamentar acompanhará uma equipe de técnicos que prepara um estudo de viabilidade econômica da Chapada do Apodi. Com o controle de três partidos, Pinheiro vai tentar mostrar a sua força na política local. Ele que tinha alimentado a decisão de afastar da política, ganhou nova motivação e tem dito a correligionários que vai lutar para eleger o sucessor.
O nome da preferência do prefeito é do secretário Célio Martins, irmão do ex-prefeito de Upanema, Amarildo Martins. José Pinheiro, porém, tem evitado confirmar o nome de público.

Nenhum comentário: