sábado, 7 de abril de 2007

SEMANA SANTA NO GRANDE OESTE TEM ORAÇÕES, ESPETÁCULO E PROCISSÕES

MÁRCIO MORAIS
Do Alto Oeste
Grande Oeste - Na região do Médio e Alto Oeste Potiguar milhares de pessoas se preparam para o período mais importante do calendário do Ano Litúrgico da Igreja Católica. A Semana Santa, que teve início no Domingo de Ramos, data que festeja a entrada de Jesus em Jerusalém dias antes de sua condenação e morte na cruz. O ponto de maior consternação dos fiéis na semana Santa é a Sexta-Feira, quando, de acordo com o cristianismo, o filho de Deus foi crucificado.
Missas, procissões, espetáculo grandioso para a encenação da Paixão de Cristo e a tradicional brincadeira da malhação de Judas. Essas são algumas das atividades previstas para a celebração da Semana Santa nos vários municípios do Médio e Alto Oeste.
A programação começou domingo passado e as paróquias da região celebraram o Domingo de Ramos com missas e procissões. Hoje os párocos das Igrejas dos municípios de Apodi, Alexandria, Patu, Umarizal, Pau dos Ferros, Caraúbas, Campo Grande, Upanema, Martins, Luis Gomes e São Miguel começaram a atender os fiéis que desejam fazer a confissão comunitária no período da Páscoa.
Desde ontem que em várias cidades da região como Campo Grande, Upanema, Martins, Pau dos Ferros, Caraúbas, Patu, Umarizal, dentre várias outras, começaram as apresentações das encenações da Paixão de Cristo. Na maioria das cidades, o espetáculo será ao ar livre e nesse ano algumas cidades estão levando a peça teatral para a zona rural, como foi o caso de Campo Grande, que fez uma apresentação na comunidade rural de Morcego.
Hoje e a amanhã as confissões continuam nas paróquias do Grande Oeste com a celebração de missas. Em hoje acontece em Apodi a procissão do Encontro, saindo Bom Jesus dos Passos da Delegacia de Polícia conduzido pelos homens e Nossa Senhora das Dores, da Praça São Francisco, conduzida pelas mulheres. Às 8h, acontece a adoração ao santíssimo sacramento, que vai até às 15h, e após acontecerá a Celebração da Paixão e Morte de Cristo. Já no sábado, a celebração da vigília pascal e no domingo a missa da ressurreição do senhor Jesus Cristo. A programação segue praticamente idêntica nas paróquias de toda região, principalmente em Caraúbas, Umarizal, Pau dos Ferros, São Miguel, Luis Gomes e outras.
Cada cidade mantém a sua tradição religiosa, mas sempre com o mesmo propósito que é lembrar a ressurreição de Cristo. Neste período do ano, as cidades do Oeste costumam receber os seus filhos que moram em outras cidades e até mesmo em outras regiões e estados que aproveitam o feriadão santo para visitar seus familiares, amigos e rever a sua terra natal.
De acordo com o padre de Caraúbas, Paulo Brasil, a Sexta-feira Santa é um dia de jejum e abstinência. Não necessariamente de alimentos ou carne. A proposta atual da igreja católica é que o próprio fiel faça uma reflexão das situações de mais apego material e se prive delas.
A Igreja Católica cita como exemplos cortar o uso da televisão ou do aparelho de som. "A maioria dos brasileiros já faz jejum de carne ou alimentos o ano inteiro, já que não tem dinheiro para comprar. Queremos mostrar que existem outras formas de adorar a Deus mais conscientes", comentou Paulo Brasil.

Nenhum comentário: