domingo, 3 de setembro de 2006

EDUCAÇÃO DE UPANEMA É MANCHETE NO JORNAL GAZETA DO OESTE

Entrevista com o Secretário de Educação, Antônio Nicácio da Silva
O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Upanema (RN) em parceria com o Ministério da Educação, para capacitação de professores por meio do Proletramento vem surtindo efeito. 97 professores da rede municipal de ensino estão descobrindo técnicas para criar jogos na área de linguagem e de matemática para que o aluno possa descobrir mais facilmente o caminho da aprendizagem. De acordo com Antônio Nicácio da Silva, professor e atualmente secretário de Educação do município upanemense, explica a importância desse trabalho para os estudantes e professores.
ESCOLA - Qual a importância desse trabalho para o município?AN - A importância desse trabalho é que a gente qualifica cada vez mais o nosso professor para trabalhar diretamente com o aluno, ou seja, ele se prepara. É uma preparação para que ele tenha uma aula melhor, está se capacitando para poder repassar o que ele está aprendendo e essa prática seja aplicada em sala de aula. Tenho certeza de que vai ajudar muito ao aprendizado do nosso aluno.
E - O senhor já viu algum resultado das escolas onde os professores estão sendo capacitados pelo Proletramento?AN - Já. Do início dessa capacitação para cá eu pude acompanhar, e os professores estão mais motivados e estão trabalhando dentro de sala de aula, porque, de 15 em 15 dias se trabalha com os tutores, da linguagem e de matemática, e o que eles aprendem com os tutores é repassado diretamente ao aluno. Eu tenho acompanhado, tenho visto que está tendo resultado.
E - O senhor falou que tem feito um trabalho de leitura nas escolas. Já foi avaliado o resultado desse trabalho?AN - O ano passado, nós trabalhamos um projeto de leitura. Observamos que havia uma dificuldade nessa área de leitura. A gente chegava, o professor estava trabalhando com o aluno. O professor escrevia no quadro, o aluno tirava e escrevia no caderno. Mas a gente pôde observar que faltava o que achávamos essencial: a leitura. Nas visitas feitas, não víamos o aluno com o livro na mão, lendo. Começamos a observar em todas as escolas e chegamos a uma conclusão: era preciso criar um projeto de leitura para podermos intensificar cada vez mais a leitura deles em sala de aula. Esse Proletramento trouxe exatamente uma junção de idéias que a gente tinha, no caso um programa de leitura, e o Proletramento, trabalhar o lúdico, os jogos, juntamente com a leitura. Essa soma é positiva.
E - Encerrada essa etapa do Proletramento, qual a meta da Secretaria de Educação?AN - A Secretaria de Educação sempre diz que o que pode surgir do Ministério da Educação (MEC) em relação ao aprendizado aluno-professor-professor-aluno, ela está buscando. Porque quanto mais se trabalha com o professor, mais a gente dá condições para que o trabalho possa ser feito, para a melhoria da educação do nosso município.
Fonte: jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: