terça-feira, 29 de agosto de 2006

Upanema recebe visita de avaliadores do selo Unicef


Upanema recebeu na manhã desta terça-feira a visita dos avaliadores do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância). Cada cidade tem que mostrar aos avaliadores, através de um fórum, as ações desenvolvidas no município que visam melhorar o bem estar das crianças e adolescentes. As cidades que tiverem os melhores resultados receberão o selo Unicef, que é um reconhecimento internacional do esforço em melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes nestas cidades.
A abertura do forum em Upanema aconteceu em
frente a Câmara Municipal de vereadores a partir das 8:00h, com a apresentação da Banda de Música Ivaldete Basílio, seguida por outras atrações culturais do município como o Boi Calemba, da Escola Alfredo Simonetti, Grupo de Dança do Educarte, Grupo de Capoeira, Grupo de Flautas etc. Os discursos iniciaram-se no plenário da Câmara com Gilvandro Fernandes, representando o prefeito Jorge Luiz, seguido pela Secretária de Ação Social Rivanda Bezerra, o Promotor de Justiça Domingos José da Costa que elogiou a limpeza da cidade, O vereador Josiel Gondim representando a Presidente da Câmara Maria José e por fim a representante do Selo Unicef, Neuma.

Em Upanema foram desenvolvidos vários projetos visando à melhoria dos índices de educação, saúde no município. Veja algumas ações:
Saúde - crianças de até 12 meses com vacinas em dia; aumento na cobertura do PSF (Programa Saúde na Família) que chegou a 100% do município.
Educação - Garantia de formação continuada aos professores através de programas como pró-letramento, pró-formação; transporte e material escolar para todos os alunos.
Ação social – Criação do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); eleições do Conselho Tutelar; aumento do número de vagas nos projetos sociais como Educarte.
Cultura – Foi feito um mapeamento das expressões culturais de Upanema, um trabalho em campo com a coleta de dados como manifestações e eventos culturais, curiosidade, expressões, prédios etc.
Estes aspectos quantitativos da avaliação já haviam sido enviados pelo município. A expectativa é de que as cidades escolhidas sejam divulgadas em Novembro.

Nenhum comentário: