terça-feira, 14 de março de 2017

AUMENTA VOLUME DA BARRAGEM DE UMARI

O nível dos reservatórios do RN teve mais uma melhora. É o que aponta relatório divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Segundo o órgão, que monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, os reservatórios secos ou em volume morto – que no começo do mês representavam 69% do total – baixou mais 2% desde última análise e agora são 57%, o que significa uma redução de 12% por causa das chuvas que vêm caindo no estado nas últimas semanas. 

Apesar da nova melhora, o Governo do RN anunciou que vai decretar situação de emergência por causa da seca pelo 4º ano consecutivo. Com mais de 5 anos de chuvas abaixo da média, este é o período de estiagem mais severo da história do estado. Dos 167 municípios potiguares, 153 sofrem com os efeitos da seca.

Atualmente, 76 cidades possuem algum tipo de rodízio de abastecimento e outros 18 municípios estão em colapso hídrico – que é quando a companhia que fornece água admite que não tem condições de manter o fornecimento e a população passa a ser abastecida por meio de caminhões-pipa.

Crescimento expressivo em Umari
Já a Barragem de Umari, em Upanema, com capacidade total de 292,8 milhões de metros cúbicos, é o terceiro maior reservatório do RN. Lá, o aumento no volume foi expressivo. Do dia 1º de março até agora, passou de 32,218 milhões para 46,828 milhões de metros cúbicos (16% de sua capacidade).
Informações do G1.

Nenhum comentário: