quarta-feira, 21 de agosto de 2013

LEITOR: PROFESSOR HOLANDA

APRENDENDO A VOTAR

Fala-se muito da democracia brasileira. É percebível que o Brasil não é tão democrático quanto se propaga. Votar por aqui é obrigatório. Em épocas de eleições fica mais visível a falta de democracia do povo brasileiro. Escolhem muito mal os seus representantes, eleitores são induzidos pelos políticos a votarem em suas aspirações baseadas na mentira e na falsa ideia de que são favoráveis aos anseios populares.
Escolher governantes compromissados com o povo é importante para o fortalecimento da democracia. A educação não está contribuindo para essa conscientização. O indivíduo frequenta a escola por um período da vida e não consegue adquirir o conhecimento necessário para a sua formação crítica e participativa na sociedade na qual vive; facilmente, torna-se massa de manobra de políticos desonestos em época de eleição.
Para a promoção do bem-estar social de todos é necessário a conscientização na hora de votar. Escolher mediante as conveniências de cada um, transforma a escolha nas eleições algo previamente determinado. É sabido que todos perdem muito com este tipo de escolha. Políticos sem nenhum compromisso social assumem o poder e o usa em detrimento de muitos e em benefícios de poucos. Usam o poder em benefício próprio ou de outrem.
Entende-se que a mudança é possível e que a mesma viria sem dúvida através da educação. Mas o que o se percebe que o setor educacional não está atendendo as expectativas. Os anos escolares que são necessários até o término do ensino médio não estão sendo capazes de proporcionar uma formação cidadã.
Votar é coisa séria. Muitos votam por amizade, outros por alguma conveniência qualquer. Na verdade, é preciso a prática de um voto consciente. É preciso votar pensando na coletividade e não no individual. Meus anseios podem até serem atendidos, mas a maioria fica a mercê da ação de governantes e ou legisladores escolhidos mediante a esses critérios absurdos de escolha postos em prática na hora de votar em dia de eleição.

PROFESSOR HOLANDA
AMOR, PAZ E ESPERANÇA
PARNAMIRIM, 21.08.2013

Nenhum comentário: