quarta-feira, 8 de maio de 2013

IRRESPONSABILIDADE EM NOSSA CIDADE


Resolvi fugir dos temas habituais deste blog, para hoje falar de uma situação que já se tornou comum em nossa cidade e é extremamente preocupante: menores dirigindo carros e motos indiscriminadamente e perigosamente pelas ruas da cidade.   As leis existem para diminuir conflitos e proteger o cidadão. Algumas pessoas se sentem melhores do que as outras e teimam em infligir as normas, que foram elaboradas para manter a harmonia no nosso Estado Democrático de Direito. Pais, geralmente com bom poder aquisitivo, presenteiam os filhos menores de idade com veículos cuja a legislação não permite que dirijam. Estes pais, na ânsia de dar mais liberdade aos filhos e oferecer a eles o que não tiveram, acabam enviando os mesmos para um encontro antecipado com a morte.
A proibição de menores dirigirem existe justamente pelo fato de os mesmos não possuírem maturidade para conduzir veículos. Podem alegar que nos Estados Unidos a carteira de motorista pode ser adquirida aos dezesseis anos, mas a realidade social é outra e o nível de educação também. Prova da imaturidade dos jovens brasileiros é que assim que colocam as mãos no veículo, passam a praticar todo tipo de barbárie como empinar motocicleta, dirigir em alta velocidade e muitas vezes embriagados.
Tem pais que acham bonito, um símbolo de liberdade e muitas vezes de masculinidade o filho dirigir feito louco pelas ruas colocando em risco a própria vida e a de terceiros. É revoltante! Pense em uma mulher, poderia ser sua esposa, sua mãe ou  sua filha,  voltando para casa, após um árduo dia de trabalho, pensando nos filhos e no descanso. De repente é surpreendida por um adolescente inconsequente, que tentando impressionar os amigos da mesma idade, acaba por chocar a moto contra esta mulher.
Vidas são destruídas todos os dias pela inconsequência destes condutores que tem nos pais uma co-autoria, pois cabe a eles a função de educar e de ensinar o bom convício social para os filhos.  Acontece que o brasileiro tem o péssimo hábito de achar que as desgraças só acontecem com os outros. São muitos os pais que tiveram que jogar terra sobre o caixão dos filhos enquanto se lembravam do maldito dia em que resolveram presenteá-lo com uma motocicleta ou emprestar as chaves do carro para um simples passeio com a namorada.
Esta situação já se tornou  corriqueira na nossa cidade e o que acho mais estranho que aparentemente em nossa cidade não está havendo fiscalização por parte da Polícia Militar, um fato que não posso deixar de mensurar e que a filha do presidente da câmara de vereadores que se não me falha a memoria tem entre 12 e 13 anos e conduz livremente uma motocicleta, cadê o pai dela que deveria se impor e ao mesmo tempo finge que nada acontece e entrega a motocicleta a filha, não vou me estender mas posso afirmar que a nossa cidade está sem lei e falta a fiscalização por parte da Polícia Militar e principalmente pelos pais que são irresponsáveis em entregar um veiculo ao seu filho. Acredito que a repressão deva sim existir, mas não  podemos deixar de atentar para a queda de alguns valores morais que são fundamentais para uma existência pacífica entre os seres humanos. Um deles é o respeito pela vida.  Principalmente a do outro.
O leitor que achar que se trata de um texto dramático e sensacionalista pode acessar a internet e digitar no google “acidentes de moto”, acredito que as fotos que surgirão serão suficientes para mostrar os sérios riscos a que estão expostos nossos adolescentes. Futuros condutores dos rumos de nossa cidade.  Basta também procurar os dados estatísticos para constatarem que o número de mortes, amputações e outras sequelas graves provocados por acidentes de trânsito é cada vez maior.
"Responsabilidade: um fardo descartável e facilmente transferido para os ombros de Deus, do Destino, da Sina, da Sorte, ou do nosso vizinho. Nos tempos da astrologia, era comum descarregá-lo para cima de uma estrela." - Ambroise Bierce
Publicado por Renato Medeiros no seu Contexto Upanemense

4 comentários:

Anônimo disse...

Falando em Irresponsabilidade diga se isso não é vergonhoso.
O pregão Presencial nº 008/2013.
O contrato convite n 007/2013.
Isso não vai acabar legal, acho um desrespeito com o cidadão Upanemense. Por onde anda O GERENCIAMENTO DO EXECUTIVO, que precisa contratar uma empreza para tal serviço, segundo, o convite para gerenciar as contas do municipio, isso é perigoso demais.

Anônimo disse...

Kd os conselheiros tutelares? Vocês são responsáveis por isso.

Vamos fazer uma denuncia ao Ministério Publico.

Anônimo disse...

Lendo essa matéria lembro me que se não me engano no ano passado algumas mães ficaram brava por que seus filhos queridinhos foram abordados por policiais locais,fizeram a apreensão de 2 ou 3 motos desses jovens e suas mães tomaram a bela atitude de dizerem não precisava essas autoridades fazer isso com seus filhos já que não eram bandidos e que toda a cidade conheciam os mesmos,bela justificativa como a lei não se aplica em UPANEMA.

Sem. Jefferson Carvalho disse...

Como o blogueiro mencionou o presidente da câmara Municipal, gostaria de salientar a população que nossos representantes, nossos vereadores não estão LEGISLANDO, ou melhor (alguns)ou (não sabem), e muito menos preocupados com o bem estar dos filhos de Upanema.Estão sim preocupados em como se comportar para agradar ao seu representante maior, ou seja o Prefeito. Falo isso baseado nas sessões, pois essas não são nenhum pouco atraentes, sessões que alguns vereadores estão para defender o prefeito, e não o POVO, mesmo estando errado.....alguns não são capacitados suficientemente para formarem DEBATES, sobre determinadas questões que somos convidados a conviver com situações constrangedoras, por que nem todos estão aptos a pensarem na solução de determinados problemas e sim, o que vejo são sentimentos de "faxada", sentimentos para que a população veja que estão mostrando trabalho, mas por trás temos as segundas intenções...posso até estar equivocado em fazer essa análise, mas é perceptível nos pronunciamentos de alguns.......o vereador deve apoiar o prefeito quando o bem da população for constante, e o vereador deve descordar mesmo sendo do grupo político coordenado pelo prefeito, quando a população não for o objetivo central, nem sempre acontece isso em Upanema, infelizmente...penso que seja necessário e urgente alguns vereadores aprenderem a LEGISLAR...