
Hoje foi a vez de conversarmos com os beneficiários do P.A. São Manoel, São Sebastião e Sombreiro. A equipe da SUAS está preenchendo um cadastro reserva, para aqueles que têm perfil para receber o leite e outro para quem já recebe, visando constituir uma nova relação e encaminhar a EMATER- Natal, para que sejam enviados novos cartões. Depois de concluir esse trabalho na zona rural, a equipe irá fazer o mesmo levantamento na zona urbana. Nessas reuniões também está sendo feita a entrega de cartões de beneficiários que ainda não tiveram acesso ao benefício. Para se ter uma idéia, havia ainda na secretaria 80 cartões.
O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos. Seu objetivo é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar. Para ser beneficiário consumidor do Programa as famílias precisam possuir renda per capita (por pessoa) no máximo ½ (meio) salário mínimo e ter entre os membros da família:
I- Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas unidades básicas de saúde e que façam exame pré-natal;
II- Crianças de 02 anos até 07 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia;
III- Nutrizes até 23 meses após o parto e que amamentam, no mínimo até o segundo ano de vida da criança;
IV- Pessoas com 60 anos ou mais;
V- Outros desde que justificado e autorizado pelo Concelho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-SESAN.
Fonte: Secretaria de Ação Social