terça-feira, 8 de janeiro de 2013

AGENTES DE ENDEMIAS FORAM DISPENSADOS

>>descaso

                            Nosso blog foi procurado por alguns Agentes de Endemias do município que relataram como estão sendo tratados pela nova gestão. Segundo os agentes, eles foram dispensados sem maiores informações e estão sem trabalhar. A suspeita e medo é de que a prefeitura esteja buscando uma solução para substituí-los por questões políticas.

                              Os Agentes de Endemias, alguns com até 12 anos desempenhando a função, informaram que estariam amparados pela Emenda Constitucional 51 que assegura sua substituição apenas mediante concurso público. Por esse motivo eles já entraram em contato com um advogado para assegurar seus direitos.

                                         Outro ponto importante a ser destacado é que a ausência do trabalho dos agente é extremamente prejudicial a toda a população. Devemos lembrar que o período chuvoso já começou e a população está desprotegida contra a dengue e também os cachorros estão sem serem vacinados contra o calazar, destacou um agente.

                                 Torcemos para que a nova administração seja sensível para com esses profissionais e ao reconhecer seu trabalho proporcione uma verdadeira vida digna ao cidadão.
#SAIBA MAIS
Veja o texto integral da emenda 51:
Acrescenta os §§ 4º, 5º e 6º ao art. 198 da Constituição Federal.
As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Art. 1º O art. 198 da Constituição Federal passa a vigorar acrescido dos seguintes §§ 4º, 5º e 6º:
"Art. 198. ........................................................
........................................................................
§ 4º Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.
§ 5º Lei federal disporá sobre o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.
§ 6º Além das hipóteses previstas no § 1º do art. 41 e no § 4º do art. 169 da Constituição Federal, o servidor que exerça funções equivalentes às de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias poderá perder o cargo em caso de descumprimento dos requisitos específicos, fixados em lei, para o seu exercício." (NR)
Art 2º Após a promulgação da presente Emenda Constitucional, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias somente poderão ser contratados diretamente pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios na forma do § 4º do art. 198 da Constituição Federal, observado o limite de gasto estabelecido na Lei Complementar de que trata o art. 169 da Constituição Federal.
Parágrafo único. Os profissionais que, na data de promulgação desta Emenda e a qualquer título, desempenharem as atividades de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias, na forma da lei, ficam dispensados de se submeter ao processo seletivo público a que se refere o § 4º do art. 198 da Constituição Federal, desde que tenham sido contratados a partir de anterior processo de Seleção Pública efetuado por órgãos ou entes da administração direta ou indireta de Estado, Distrito Federal ou Município ou por outras instituições com a efetiva supervisão e autorização da administração direta dos entes da federação.
Art. 3º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data da sua publicação.
Brasília, em 14 de fevereiro de 2006

12 comentários:

Anônimo disse...

URRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!! ESSA FOI DE LASCAR.

Anônimo disse...

ô lampada, eis a mudança, pais de familias desempregados

Anônimo disse...

ô lapada!!!!!!!!!
ja tem nego chorando de tanta lapada!!!!!!!!
é amudança azullllllllllll!!!!!!!

Anônimo disse...

o contrato deles já se venceu.

Anônimo disse...

mas isso já era o esperado ou eles achavam que iriam ficar, Avaga agora é dos babões de luiz jairo, como eles passaram 12 anos babando os prefeitos que passaram ao longo destes 12 anos. agora estão achando ruim tome remedio.

daniele cristina disse...

Luiz Jairo foi eleito pelo povo de Upanema com uma campanha focada no discurso voltado para o resgate da cidadania. Que significa vida plena e respeito ao cidadão.

tudo a ver hem com respeito ao cidadão!!!!!

Anônimo disse...

Agora é a nossa vez, vão todos pra rua.

Anônimo disse...

Não quero nem saber a quantos tempo eels tão eu quero é o canto deles

Anônimo disse...

Coitada das famílias.

Anônimo disse...

Isso eu já sabia

Anônimo disse...

Até que enfim alguém denuncia esse descanso. Oh lapada kkkkk

Anônimo disse...

Por essa ninguém esperava.ó lapada!!!!!!!!!!!!