terça-feira, 28 de agosto de 2012

UPANEMA SOFRE GRANDE QUEDA NO REPASSE DOS ROYALTIES

Valor dos barris de petróleo, medido em dólares, provocou queda nos repasses::recursos
O município de Upanema bateu um recorde negativo neste mês de agosto no recebimento de recursos dos royalties.

A média dos últimos meses estava na casa dos 250 mil e neste mês sofreu uma queda drástica para 193.334,87c.

O mais interessante de tudo isso é que ninguém sabe exatamente como funcionam os cálculos para se chegar a esse valor do repasse ou mesmo como aferir sua veracidade já que em tese se baseia na produção de petróleo no município.


7 comentários:

Tiago Canuto disse...

A distribuição dos royalties é simples:

A ANP instala os medidores para acumular a vazão da produção; selados pelo IMETRO e fiscalizados periódica e aleatoriamente por professores do IFRN; e, a partir das informações coletadas por esses medidores em cada poço, aplicasse o cálculo previsto em Lei (9.478/97 e 7.990/89).

Seria construtivo ao menos uma visita a Agencia Reguladora que distribui o repasse dos royalties, antes de finalizar a postagem. Veja a explicação minuciosa do cálculo: http://www.anp.gov.br/?id=526

Tiago Canuto disse...

Outro detalhe com perspectiva de ganhos para o município e que não percebo nenhum movimento sobre o assunto, é que o temos aqui além de Zonas de Produção Principal, Zona de Produção Secundária que é a área da estação de tratamento e compressão localizada na 'divisa' com Mossoró.

Será que fica mesmo em Mossoró? Ou Upanema tem perdido uns bons R$ todo mês pra Mossoró? O que diz o IBGE sobre aquela região onde fica o chamado “Estação do Fogo”?

(mais informações sobre esses conceitos em http://www.observatoriodopresal.com.br/?p=263)

Tiago Canuto disse...

Outro dado que não podia deixar de ser observado é que de Jan/2003 até agora, a Prefeitura Municipal de Upanema recebeu de royalties R$ 27.628.734,10.

Esse valor, conforme a Lei, deve destinar-se para investimentos em infra-estrutura no município.

Nunca é demais lembrar que a exploração de petróleo é um recurso não renovável e finito. Um dia, os poços vão parar de produzir e os royalties também.

(mais informações em http://inforoyalties.ucam-campos.br)

adairton medeiros disse...

O amigo Tiago relator bem é pra ser investido em infra-estrutura. é pra ser! mostre as obras de infra-estrutura que o município de Upanema tem. pra onde está indo esse dinheiro?

João de Zé Maria disse...

Impressionante a preocupação do município em divulgar a queda do repasse dos royalties. Não lembra de anunciar quando acontece acrescimo da receita.

Anônimo disse...

SHOW DE BOLA!

VALEU PELA INFORMAÇAO TIAGO!!

Anônimo disse...

Esse anonimo de cima não le o jornal mensal, porque todo mes o jornal divulga o valor recebido pelo municipio, esse povo é fodinha. Agora me diga uma coisa esse tiago é de Upanema? se é porque tanta redundança em seu comentário.