terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vereadores faltam a sessão e município pode perder 2 milhões destinados ao saneamento básico



O presidente da Câmara de Vereadores, Dárcio Régis Bezerra, atendendo a uma solicitação do executivo, em caráter de urgência urgentíssima, marcou para hoje uma sessão “especial” para apreciação e votação do crédito suplementar que contemplará os recursos para o saneamento básico da cidade de Upanema, no valor de 7 milhões de reais. Hoje, é o último dia para aprovação do crédito pelos vereadores e consequentemente último dia para que os recursos referentes as duas primeiras emendas no valor de 2 milhões de reais não sejam perdidas. Mesmo diante de tanta importância, 5 dos nove vereadores não compareceram a sessão, com isso não houve quórum para que a mesma fosse aberta. Estiveram presentes, os vereadores Monthalgan Fernandes, Adelcina Barbosa, Neném do Cabano e Nonato Garcia. As faltas ficaram por conta do presidente da casa, vereador Dárcio Régis, Shirley Costa, Elzimar Carvalho, Gineton Costa e Anízio Jr.

A secretaria da Casa informou que todos os vereadores foram comunicados da realização da sessão, inclusive mostrando os ofícios assinados. Diante da ausência em uma sessão de tamanha importância para população de Upanema o vereador Nonato Garcia – PSB reclamou dos colegas. Para ele, o projeto não é da prefeita e sim do povo de Upanema, portanto não justificaria a ausência dos colegas. “Fazer oposição não é só votar contra os projetos que vem do executivo não! Temos que saber o que é bom para o município e, um projeto de saneamento desse tamanho vai trazer emprego e saúde para população”, afirmou o vereador da oposição. O vereador Monthalgan Fernandes – PMDB também lamentou a ausência dos outros vereadores. “Não justifica essa ausência dos colegas, pois o projeto é de uma importância muito grande para o município. Se o município se der ao luxo de perder 2 milhões de reais por picuinha política, nossa casa será marcada para sempre como sem compromisso com o desenvolvimento de Upanema”, explicou.

O Técnico Civil da Prefeitura, Givanilson Gonçalves, foi a pedido da prefeita Maristela Freire, a sessão para explicar possíveis dúvidas no projeto e no andamento do projeto, mas infelizmente a ausência dos vereadores não possibilitou a explicação para possíveis motivos de não aprovação dos vereadores. Quem também esteve presente foi a população a população, que ficou decepcionada com o cancelamento da sessão. A professora Maria Dapaz mostrou sua insatisfação com o anúncio da falta de quórum. “É uma pena que isso esteja acontecendo. Só quem perde somos nós”, desabafou.

Diante da possibilidade de perda dos recursos, a prefeita Maristela Freire ligou para o presidente Dárcio Régis – PMDB e solicitou o apoio da Casa para que Upanema não fosse penalizado. O presidente explicou que tinha um compromisso particular para hoje de manhã, por isso não pôde comparecer a sessão de hoje, mas contava com a sensibilidade dos demais colegas. Como isso não aconteceu, Dárcio Régis marcou uma nova sessão, para hoje a noite, ás 19:00h que contará com sua presença, possibilitando quórum e votação do projeto. “Não pude comparecer hoje pela manhã em virtude de um compromisso já agendado, mas jamais poderia me omitir diante da importância do projeto. Quem for contra, que vá ao plenário e explique os motivos, agora se ausentar para não votar eu não concordo”, explicou o vereador.    

Com isso, a expectativa é de que o crédito suplementar seja aprovado hoje e a licitação seja realizada no próximo dia 30 de dezembro, prazo limite para conclusão do processo.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação

7 comentários:

Anônimo disse...

Estes veriadores deveriam é terem vergonha de ações como essa, depois, e num futuro bem próximo, iram chegar em nossas casas com que cara? E ainda tem coragem de dizer que são representantes do povo? Vamos dar um basta naqueles que não tem compromisso com a sociedade.

Onildo Bezerra disse...

Silva, hoje à tarde tava sinalizando para colocação de vigas nos viadutos e conversando com um engenheiro do DNIT responsável pela duplicação da BR 304, trecho contorno Mossoró, ele me falou que as próximas obras do DNIT no RN serão a duplicação da Maria Lacerda em Natal e a construção da BR 110 trecho Mossoró-Campo Grande. A propósito, não perguntei nada prá ele. Será?

Onildo.

Anônimo disse...

Pode isso arnaldo?

Anônimo disse...

A regra é bem clara!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu quero saber o que eles vão dizer na rádio sábado???? será que ainda tem coragem de falar da Prefeita????

Anônimo disse...

Princípio da Supremacia do Interesse Público:Princípio basilar da Administração Pública, onde se sobrepõe o interesse da coletividade sobre o interesse do particular,nossos nobres vereadores tem obrigações(particulares) mais importantes para resolver,do que resolver interesses da população.

Anônimo disse...

isso é um absurdo,se eles nao concordam com alguma coisa nesse processo do saneamento para nossa cidade que falem, agora não comparecer é uma vergonha, isso é politica barata, so estão pensando no bolso deles, mais com fé e competencia a nossa prefeita vai fazer o sonhado saneamente.