sábado, 26 de novembro de 2011

Os empreendimentos são muitos importantes para o Brasil e para a sociedade brasileira


O desenvolvimento, o crescimento e o fortalecimento do Brasil dependem, em grande parte, do esforço de empreendimento do povo brasileiro. Ariscar em novos negócios, fazer mais em negócios já existentes, inovar com novos produtos e serviços, aumentar a produtividade, produzindo mais com os mesmos recursos, buscar novos clientes e não desistir se um negócio deu errado ou não teve os resultados esperados são ações que um empreendedor deve realizar sempre. Os obstáculos são muitos, os desafios imensos, muitas vezes os resultados não aparecem como deveriam, mas tudo isso pode ser compensado quando as coisas se encaixarem e convergirem em direção para o que era esperado.

Existe um ditado que diz que quem trabalha para os outros nunca fica rico. Independente desse ditado popular, os homens e mulheres com maior riqueza no nosso país trabalham para si próprios, são donos do próprio negócio, são empreendedores. Os negócios, sejam eles pequenos ou grandes, trazem benefícios imensos para quem está empreendendo, para o governo que recebe tributos e ao mesmo tempo deixa de realizar gastos com assistencialismo e a própria sociedade que passa a ter mais emprego e mais recursos. O setor público deveria ser mais presente e criar mais programas que visassem à formação, incentivo e ajuda às pessoas que se disponham empreender.

Atualmente, existem alguns incentivos como o programa recentemente lançado pelo governo de incentivo à formalização do empreendedor individual com a desburocratização e simplificação da formalização dos pequenos negócios informais, alguns bancos públicos estão realizando empréstimos mais baratos para os pequenos empreendedores, embora a uma taxa de juros bastante alta. Além disso, existem vários fundos no mercado financeiro que são destinados a financiar empreendimentos nas mais diferentes áreas. Quanto a treinamentos, consultorias e outros tipos de informações e formações com relação à abertura de empresas existe o SEBRAE, mas essa instituição não consegue atender toda a demanda e nem atender plenamente aos que necessitam de ajuda. 

As oportunidades para investir existem aos montes, o individuo tem que encontrar o momento certo e saber que esse empreendimento cabe dentro do seu perfil. Muitas vezes, as pessoas montam um negócio apenas por necessidade, porque perdeu o emprego e não tem alternativa. Isso tem uma grande probabilidade de sair errado com resultados diferentes do que é esperado. De acordo com uma pesquisa recente do SEBRAE, cerca de 70% dos empreendimentos realizados no Brasil são por oportunidade e o 30% restante, por necessidade. Esses percentuais estão muito próximos dos encontrados em países como os Estados Unidos e acima de países como o Japão. Um grande problema para os empreendimentos no Brasil é quanto à inovação. Por exemplo, dos empreendimentos realizados no Brasil em 2010 somente 16,8% eram constituídos de produtos o serviços novos, enquanto que nos Estados Unidos esse percentual chega a 40%.

As pessoas não devem ter medo de montar um negócio e devem está preparadas para enfrentar as dificuldades e oferecer o máximo de si para que o negócio prospere. As pequenas empresas são muito representativas na nossa economia e muitas delas crescem e chegam à categoria de grandes empresas. São incontáveis as grandes empresas existentes no Brasil que um dia foram pequenas e graças à determinação dos seus proprietários puderam crescer e se firmarem no cenário econômico brasileiro. As micros e pequenas empresas são fundamentais para a economia brasileira, elas representam 20% do PIB e respondem por mais de 45% dos empregos formais existentes no país. Deveriam existir muito mais incentivos por parte do poder públicos para o aumento no número de pessoas que se disponham aproveitar as oportunidades de realizar empreendimentos. Isso seria muito bom para todos, todos sairiam ganhando.

Enviado por Francisco Castro
Economista

Nenhum comentário: