terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NO JORNAL DE FATO

Blocos políticos de Upanema se definem
 MAGNOS ALVES
De Upanema

O Carnaval de Upanema reúne dezenas de blocos e milhares de foliões todos os anos. A maior parte do povo só pensa na folia. Porém, enquanto isso, tem um bloco que pensa em outras coisas, como alianças, apoios, votos e vitória. É o bloco dos políticos.

No ritmo do Carnaval que se aproxima, o cenário da política de Upanema começa a se desenhar com o desfile de dois blocos que prometem "arrebentar a boca do bolão". Não agora na folia de momo, mas em 2012, nas urnas.

Um bloco é liderado pela atual prefeita Maristela Freire, que naturalmente vai buscar a reeleição, e o outro sob a batuta forte do ex-prefeito Jorge Luis e do seu irmão Céliton Luis, que pode ganhar ainda a companhia do ex-vereador Luis Jairo, derrotado nas três últimas eleições para prefeito.

Maristela se distanciou do grupo liderado por Jorge Luis, que foi seu grande cabo eleitoral em 2008, e agora procura novos parceiros.

Luis Jairo é considerado o nome perfeito pela prefeita para compor a sua chapa. Mas ela está atrás na disputa pela principal liderança da oposição. É que Jorge Luis e Céliton aproveitaram o veraneio e o sol forte de Tibau para abrir conversas com Luis Jairo. Foram vários encontros que deixam transparecer que existe uma grande possibilidade dos dois grupos formarem um só em 2012.

Por enquanto, Maristela tem na governadora Rosalba Ciarlini seu principal cabo eleitoral. "A governadora já me garantiu que vai apoiar a minha reeleição", afirmou Maristela, referindo-se a declarações que Rosalba teria feito durante a campanha do ano passado e já como governadora em encontro recente em Natal.

Nesse caso, vale lembrar que Jorge Luis e Céliton também apoiaram Rosalba na sua caminhada até a governadoria.

Embora o cenário diga o contrário, os possíveis candidatos preferem não fazer afirmações definitivas.

Maristela não garante que vai ser candidata e diz que tudo vai depender da aprovação do povo. "Minha candidatura depende do nosso desempenho administrativo e da satisfação do povo, que será ouvido antes que eu tome uma decisão", frisou.

A prefeita não descarta uma possível reaproximação de Jorge e Céliton afirmando que "a política é muito dinâmica e pode mudar a qualquer momento. Uma palavra pode mudar tudo", observou.

Por outro lado, Luis Jairo declarou que já recebeu convites indiretos, através de pessoas ligadas à prefeita, para abrir conversas com Maristela, mas não atendeu. "Não é possível porque já estou conversando com um grupo", justificou.

Enquanto isso, os irmãos Jorge e Celiton dizem que estão avaliando a possibilidade de candidatura, mas não descartam o surgimento de um novo nome dentro do próprio grupo. "Temos bons nomes que podem muito bem encabeçar essa disputa", afirmou Celiton, preferindo não citar nomes.

Nessa batida, o Carnaval deste ano em Upanema deve ter Maristela desfilando sozinha, enquanto que Jorge Luis, Celiton Luis e Luis Jairo devem pular no mesmo ritmo.

Celiton e Jairo demonstram afinidades
Duas conversas em dois momentos diferentes, mas Celiton Luis e Luis Jairo demonstraram afinidades nas entrevistas à reportagem. Os dois afirmaram que não têm dificuldade de votar um no outro - ou em Jorge Luis, no caso de Luis Jairo - e que a tendência é a união dos dois grupos para as eleições de 2012. Celiton destacou que o nome de Luis Jairo foi bem aceito dentro do seu grupo e que "as conversas caminham para o fechamento de uma aliança". "As conversas estão avançando e a tendência é formarmos um grupo só com Luis Jairo", reiterou.

Luis Jairo também esboçou o seu desejo na aliança e afirmou que seria a certeza de uma vitória. "Jorge Luiz, Celiton e todo o seu grupo têm total condição de garantir a minha eleição, por exemplo, disse, referindo-se à facilidade do ex-prefeito de transferir votos.

Enquanto os dois grupos "namoram", sem definir, por enquanto, quem vai ser o candidato a prefeito, Maristela disse não entender essa união, "já que os dois grupos são de eixos diferentes".

Nenhum comentário: