sexta-feira, 16 de julho de 2010

OPINIÃO SOBRE A QUERELA ENVOLVENDO O TERRENO DO MARIA GORETE

::religião
A notícia divulgada recentemente sobre o acerto entre a prefeitura de Upanema e a Diocese de Mossoró para a compra do terreno onde se encontra a escola municipal Maria Gorete gerou muitas discussões principalmente a mídia de nossa cidade (blogs).

Não poderíamos deixar de omitir nossa opinião acerca desse assunto que, apesar de polêmico, é de interesse do município. Assim, tentamos expor uma opinião isenta de proselitismo religioso, sem pretender, claro, ser uma verdade absoluta mas, apenas uma defesa do que acreditamos ser o justo, independente de credo.

Ao iniciar a leitura da notícia divulgada nos blogs (AQUI) tivemos a impressão que o desfecho seria favorável ao município, com a doação do terreno a prefeitura por parte da Igreja Católica ou no mínimo um pagamento simbólico com um valor irrisório como, por exemplo, a doação de cestas básicas ou algo do gênero.

Não sei como ocorreu de fato a negociação para se chegar ao valor de R$ 12.000,00, mas esse montante chega a ser uma afronta aos fieis católicos de Upanema e mesmo a prefeitura. Ora, não levaram se quer em conta o quanto que a prefeitura já contribuiu, por exemplo, com a Festa da Padroeira e o que ainda deverá contribuir. Claro que esse fato deveria ser colocado na mesa de negociações!

A Prefeitura também poderia ter buscado uma saída pela via jurídica, apesar de politicamente gerar algum prejuízo. Caberia neste caso uma ação de desapropriação já que se configura um interesse social do terreno. Outra saída seria uma ação e usucapião, ou seja, devido ao uso prolongado já que a posse do terreno se deu de forma mansa e pacífica.

Enfatizo que essa opinião deve ser vista não com a visão fechada de um fiel mas com a mente aberta para o justo, para o bem da coletividade upanemense sem prejuízo assim para os cofres públicos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Silva, se vc não sabe como foi a negociação corre o risco de opinar sem coerrência sobre o assunto.
Até agora ninguem(blogs) sabe como começou a escola Maria Gorete aquele projeto começou através do Padre Geraldo sem apoio da PMU na época. O bispo Dom Mariano esteve na nossa cidade para maiores esclarecimento mas infelizmente pela uma questão de religião a maioria dos Blogueiros da nossa cidade não compareceram ao encontro.

Josiel disse...

Opa! Eu não fui convidado.
Você foi Silva?