segunda-feira, 14 de junho de 2010

Câmara atende solicitação do executivo e aprova crédito suplementar no valor de mais de 10 milhões

A última sessão da Câmara Municipal de Vereadores contou com a presença da prefeita Maristela Freire. A administradora upanemense acompanhou e pediu a aprovação do projeto encaminhado pelo executivo solicitando autorização para crédito suplementar no valor de R$ 10.014.000,00. O valor refere-s a convênios com o Governo Federal para execução de obras de esgotamento sanitário (saneamento básico) e construção de usina para tratamento dos resíduos sólidos.

Maristela explicou que devido ao calendário eleitoral, o município teria que publicar no Diário Oficial do estado, o aviso de licitação para as obras até o dia 30 de junho, portanto era necessária a aprovação com urgência por parte da Câmara, do referido pedido de suplementação. A prefeita também explicou que o motivo de ter sido enviado o projeto em regime de urgência, se deve a problemas na FUNASA. Maristela disse que os recursos foram divididos em emendas dos parlamentares Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Alves. “Estamos aqui para pedir a sensibilidade desta casa para que Upanema não perca esses recursos. Peço em nome do povo de Upanema”, solicitou a prefeita.

O vereador Dárcio Régis – PMDB parabenizou a prefeita pela atitude de buscar recursos para o município e disse que era importante que a Câmara aprovasse o projeto, já que os recursos já estavam assegurados e só quem ganhava com isso era o povo. A presidente da Casa Adelcina Barbosa colocou em votação o projeto, mas a vereadora Shirley Costa pediu vista ao projeto, alegando que o projeto não continha o pedido de urgência e a mesma precisaria de 24 horas para analisar o pedido. Maristela explicou novamente que os prazos estavam no limite e a importância da aprovação naquele dia. Irredutível, a vereadora Shirley disse que estava baseada no regimento da casa e que estava abrindo mão do prazo de 48 horas e solicitando apenas metade do prazo. Nonato Garcia – PSB disse que se a vereadora tinha alguma dúvida, era interessante que ela consultasse a assessoria da prefeitura para que o problema se resolvesse logo e a aprovação acontecesse naquele momento para que Upanema não perdesse os recursos. A vereadora oposicionista voltou a alegar o regimento interno para o pedido de vista. O vereador Dárcio Régis afirmou que se Upanema perdesse esses recursos a culpa seria da vereadora Shirley Costa. Depois de um momento de discussões acolaradas, a vereadora Adelcina Barbosa sugeriu que a comissão de finanças da Câmara, formada pelos vereadores Neném do Cabano, Anísio Jr. e Shirley Costa, aprovassem um parecer dispensando as “formalidades” para que o projeto fosse lido e aprovado pelo plenário em regime de urgência. Adelcina apelou para a sensibilidade de todos os membros, tendo em vista a importância do projeto. Depois de consultados, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto.

Com a aprovação, a comissão de licitação da PMU publicou no Diário Oficial do Estado, aviso de licitação para execução das duas obras.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

3 comentários:

Anônimo disse...

Está correta a vereadora, pois tem que obedecer ao regimento interno e ver se esse projeto está de acordo com as necessidades da população ou será mais uma forma de arrecadar dinheiro.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus vamos ter mais amor pelo povo de Upanema e não pelos nossos próprios gostos. Pra mostrar serviço não precisa usar de arredio não, basta ser uma pessoa humilde e sensata, propondo bons projetos e fiscalizando.
Esse crédito suplementar era lógico o seu destino, assim não teria como protelar. aff...
Basta de politicagem, vamos acordar!
O povo precisa de representantes e não de politiqueiros.
Já pensou nosso Município ter perdido esses dois projetos por simples piraça política...
Pelo amor de Deus!!!!

Anônimo disse...

vocês leram essa matéria? enenderam? então cade os comentarios