quinta-feira, 27 de maio de 2010

NO JORNAL DE FATO

PAIS investe R$ 1 milhão no Oeste
Oeste - Durante esta semana estão sendo inaugurados dois Projetos voltados para o fortalecimento da Agricultura Familiar no interior do Rio Grande do Norte: o projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS Sertão do Apodi), orçado em 712 mil reais, e o Projeto Desenvolvimento em Sistema Agroecológico na Comunidade de Agricultura Familiar de Galho do Angico no município de Caraúbas, orçado em 617.985,20.

Na última terça-feira, 25, a Comunidade do Sítio do Góis, município de Apodi, sediou o evento de inauguração do PAIS. A atividade contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre estas, representantes dos movimentos sociais FETARN, FETRAF, Sindicatos, ONGs e Prefeituras. A atividade contou ainda com o apoio do Comitê Territorial do Sertão do Apodi que estava representado pelo seu coordenador.

A tecnologia social PAIS é uma estratégia de produção de alimentos, patrocinada pela Petrobras e apoiada pelo Projeto Dom Hélder Câmara nas suas áreas de atuação, baseada no princípio da segurança alimentar das famílias com perspectivas de geração de renda a partir da venda do excedente. A proposta consiste na produção integrada de aves, hortaliças e frutas, com aproveitamento cíclico da produção e de seus resíduos na forma de cadeia alimentar.

Serão implantados 95 projetos, sendo 25 unidades em Apodi, 9 em Campo Grande, 8 em Janduís, 16 em Upanema, 16 em Caraúbas, 10 em Governador Dix-sept Rosado, 5 em Felipe Guerra e 6 em Olho D'água dos Borges.

A Assessoria, Consultoria e Capacitação Orientada Sustentável (ATOS) é responsável pela execução e coordenação do Projeto, em conjunto com a COOPERVIDA e a Sertão Verde.

As famílias beneficiárias receberão um kit completo de irrigação com caixa d'água, sementes, materiais e equipamentos para utilização de técnicas de manejo agroecológicas e um aviário que é integrado ao plantio de hortaliças e frutas.

Ontem, o evento aconteceu na Comunidade de Galho do Angico em Caraúbas. No ato foi inaugurada uma fábrica de produção de doces, um aviário coletivo, 10 residências de alvenaria, que substituíram as moradias de taipa e a Sede da Associação. Estão sendo entregues ainda um trator e uma caminhoneta.

O projeto prevê ainda a implantação de 1,5 hectare de cultivo irrigado para produção de hortaliças, capineira e frutas, integrando a revitalização de um poço; a aquisição de 140 matrizes ovinas, a construção de 28 aprisco, construção de 20 aviários; a aquisição de 220 colméias e a construção de uma casa do mel.
*grifo nosso

Nenhum comentário: