segunda-feira, 31 de maio de 2010

Escolas rurais ainda têm estrutura deficiente; 70% não contam com biblioteca

::educação
Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília

Pesquisa divulgada hoje (20) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta para uma realidade preocupante nas escolas rurais, especialmente em termos de infraestrutura. Entre as 50 escolas de dez estados que participaram da pesquisa, 70% não tinham biblioteca, 66% não contavam com computador e 92% não tinha acesso à internet. A única ferramenta pedagógica que foi encontrada em todas unidades e em boas condições de uso foi o quadro negro. Mais de 70% ainda utiliza o mimeógrafo para reproduzir materiais como provas e exercícios.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Paulo Montenegro, braço do Ibope. O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, defendeu que os resultados apontados pela pesquisa são consequência do descaso com a educação a partir da priorização das escolas urbanas.

“Na década de 90 a educação no campo foi pensada de maneira equivocada. Priorizou-se o transporte escolar dessas crianças para a cidade e muitas escolas foram fechadas”, afirmou. Segundo Sanches, muitos municípios fazem essa opção porque os custos para manter uma escola aberta são altos já que geralmente são unidades com poucos alunos.

“Hoje os municípios têm um gasto enorme com transporte escolar quando esses recursos poderiam ser investidos em capacitação desses professores, equipamentos e infraestrutura”, comparou.

Rosa Neide de Almeida, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), apontou que a situação precária das escolas do campo é consequência da priorização, por parte dos gestores, das escolas da cidade. "A própria linguagem nessas escolas é distanciada da realidade do campo", disse.
Fonte: Uol educação. Íntegra (aqui)

Nota do Upanema News
No espaço rural de Upanema os dados são ainda piores. 100% das escolas não possuem biblioteca.

Na cidade apenas 25% das escolas possuem biblioteca.

Não sabemos quando a educação sairá dos discursos para a prática, mas também é certo que enquanto isso não ocorrer nossa população continuará sofrendo com a falta de perspectiva de melhoria na qualidade de vida.


Um comentário:

Anônimo disse...

Silva vc tem rabo preso?
Solta esse rabo kra!