terça-feira, 23 de março de 2010

PROFESSORES GANHAM DEMAIS?!

Há no imaginário popular a convicção de que os professores ganham demais. Se isso fosse verdade, não era preciso que houvesse reajuste dos salários ou que o piso fosse pago. Em síntese, os gestores ficariam desobrigados de pagarem o piso, cuja lei está em vigor.

O salário dos professores – é bom que todos saibam - é regido por um plano de carreira salarial e não pela lei do reajuste do salário mínimo. 

Assim, é necessário que a lei da carreira seja cumprida, senão seus salários não sairão do lugar. E o pior: daqui a uns tempos ficarão iguais aos demais servidores.

Portanto, é necessário que o povo fique ciente que os professores da rede municipal de Upanema estão ganhando melhor do que algumas localidades do Estado, mas porque lutaram.

O fato é que o pessoal do magistério daqui não ganha bem. Os outros é que ganham bastante mal.
Fonte: blog de Xavier

Nota do Upanema News:
Na semana passada ouvi pessoas incentivando, de forma indireta, a população contra os professores. Diziam justamente que a greve era injusta porque os professores já “ganham demais”. Tenho certeza que esse indivíduo não sabe quanto ganha um professor, não sabe que esta profissão no Brasil tem cada vez menos interessados justamente pelos baixos salários. Apenas a título de exemplo, um encanador, com nível médio, ganha melhor que um professor que no mínimo fez uma faculdade. A lista de profissões com nível médio e que ganham melhor que um professor é interminável.

Mas entendo também que o motivo das críticas era principalmente político. Informo a quem pensa assim que para defender político A ou B não precisa desmerecer a categoria dos professores que querem apenas que a lei seja cumprida!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que os professores não ganham demais! O problema é que os professores(uma grande parte) não fazem por onde merecer o salário que recebem! Não se dedicam ao que fazem! Aliás, alguns não vão nem prá sala de aula. Os resultados disso são: alunos fora da sala de aula fazendo outras "atividades". Eu pergunto: são descontados os salários dos professores faltosos? duvido!

Anônimo disse...

Silva , antes de tudo quero aqui parabenizar pela condução deste blog. Mas vamos o que nos interessa; já que os professores fizeram greve e “venceram” porque os prefeitos do oeste e médio oeste não se unam e fazem uma greve contra Lula? Ao invés de estarem puxando o saco dele. Elas e eles “prefeitos” não estão vendo que as cidades brasileiras ficou inviável em função do corte dos repasses de verbas com o único objetivo de o presidente Lula fazer sua sucessora.
O FPM é a parte que cabe aos municípios na partilha dos impostos. Há muita cidadezinha que não tem praticamente nenhuma renda além desses repasses (fruto da emancipação de qualquer arruado que pode se transformar em curral de alguém). Hoje, a União (lula) fica com quase 70% de tudo que se arrecada em impostos, os estados ficam com 25% e os municípios, com a sobra.
Como compensação, o governo fez aprovar um pacote de socorro aos municípios no valor de 1 bilhão de reais. “Isso não repõe sequer 20% do que devia repor, por estas e outras razões é que se justifica a greve de prefeitos.
Quem sabe se a divisão do bolo, o presidente não parcela em 0.5,1 ou 2,por % vale apenas tentar ou querem que eu fique dizendo que não há dúvidas que a maioria dos prefeitos vivem de pires nas mãos junto aos deputados e senadores, como parte do esquema de dominação eleitoral.
Mas, cá para nós, tem muito lugar por “aí” onde os prefeitos não vão fazer falta a ninguém. Ou vcs não concordam?