segunda-feira, 22 de março de 2010

LEITOR

No evangelho de S. Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu". Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).

Os justos, os santos e os anjos do Céu se interessam pelos homens, intercedem pelos homens, e devem ser invocados e louvados.

O arcanjo Rafael diz a Tobias: "Quando rezavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus" (Tob. 7, 12) (Os protestantes tiraram esse livro).

S. Paulo, na mesma carta em que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica também mediadores 'secundários' (I Tm 2, 1-5): "Recomenda que façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens..." Pois, fazer orações por outros, é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros.

A própria Bíblia aplica o título de mediador também a Moisés (Dt 5, 5): "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós".

Quando a Sagrada Escritura diz que Nosso Senhor é o único caminho entre os homens e Deus, não quer dizer que entre os homens e Nosso Senhor não possa haver intercessores. É claro, só Nosso Senhor é o intercessor entre nós e Deus Pai, mas não significa que entre nós e Ele não existam pessoas que O conheceram, amaram e serviram de forma exemplar.

É por isso que a doutrina católica chama Nossa Senhora de "Mediatrix ad Christum mediatorem", isto é, "Medianeira junto a Cristo mediador". Deste modo, Cristo fica como único mediador entre Deus e os homens; e a Virgem Maria fica uma "medianeira junto a Cristo".

6 comentários:

Anônimo disse...

ao autor do esclarecimento,meus parabéns,aos q naum querem entender,e falam da igreja católica,digo q infelizmente naumm aprenderam a mensagem,a palavra q diz ame ao próximo(respeite),como a ti mesmo.

Jander Freire disse...

Isso é um absurdo!

As pessoas querem a todo custo tentar justificar seus erros, mas essa foi demais!

1º absurdo: Em Mateus 22,30 está escrito: "Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu..." Os saduceus estavam questionando Jesus acerca da ressureição, e Jesus assim lhes respondeu. Portanto, não tem nada haver pegar uma parte do versículo e descontextualizá-lo.

2º absurdo: o religioso disse "Os justos, os santos e os anjos do Céu se interessam pelos homens, intercedem pelos homens, e devem ser invocados e louvados." Ora, quem são estes "justos, santos e anjos"? Porque NENHUM deles se entregou e veio morrer pelos homens, para salvá-los dos seus pecados?

3º absurdo: O nobre religioso ou não sabe ler, ou está lendo a Bíblia dele de cabeça para baixo, pois corrompeu totalmente o texto 1 Timóteo 2:5,6? "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." O que é um mediador? É alguém que se coloca entre duas partes que estão separadas e necessitam se unir. Deus fez o ser humano para com ele manter comunhão. No entanto, houve o rompimento dessa comunhão quando o pecado entrou no meio, sob influência de Satanás. E, a partir daí, todos somos pecadores e separados de Deus. O apóstolo Paulo falou em Rm 3:23 que: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Destituído significa que o homem perdeu a posição que possuía, bem como seus privilégios.

4º absurdo: Citando o texto de Deuteronômio 5:5, o religioso esqueceu que Moisés estava ali para transmitir uma mensagem específica, ou seja, os dez mandamentos. O que chama a atenção é que o nobre religioso cita essa passagem, mas esquece dos versículos seguintes - 6, 7, 8, 9...ah! já sei, não lhe convém, né?


5º absurdo: o nobre diz que Jesus NÃO é o único caminho para se chegar a Deus! Não tem absurdo e distorção da palavra de Deus maior do que esse. Jesus foi bem enfático, pois sabia quem era e para que veio ao mundo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, NINGUEM vem ao Pai A NÃO SER POR MIM" (Jo 14:6). E acrescentou: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). O que for além disso é MENTIRA.

Como pode uma pessoa distorcer tanto a Palavra de Deus? Como pode querer engarnar-se a si mesmo? A Bíblia é clara amigo, só se embaraça quem quer!

Anônimo disse...

muito bom. agora vejamos:" porque atentou na humildade de sua serva, pois eis que, desde agora, todas as geraçoes me chamarão bem aventurada" Lucas 1; 48.
então nessa passagem biblica maria deixa bem claro e apenas foi serva do Senhor e por ter sido a escolhida, todas as gerações a conheceram...mas Jesus disse:
" E DIGO-VOS QUE TODO AQUELE QUE ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS, TAMBEM O FILHO DO HOMEM O CONFESSARA DIANTE DOS ANJOS." Lucas 12:8.
o unico intercessor entre Deus e os homens somente e JESUS CRISTO.
E MAIS: " E FOI-LHE DITO: ESTÃO LA FORA TUA MAE E TEUS IRMAOS, QUE QUEREM VER-TE. MAS, RESPONDENDO ELE, DISSE-LHE: MINHA MAE E MEUS IRMÃOS SÃO AQUELES QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A EXECUTAM. Lucas 8;20-21.
então, quem le a palavra sagrada jamais tera duvida em relação quem realmnet devemos buscar como unico intercessor( so ha um unico: jESUS CRISTO).
Ligia Macia Alves.

Jander Freire disse...

Ao primeiro anonimo que comentou:

Não confunda as coisas, pois este texto NÃO é um esclarecimento, é justamente o contrário, é uma tentativa de enevoar as coisas, torná-las mais obscuras, pois quem tenta deturpar a bíblia dessa forma, de maneira nenhuma está "esclarecendo" alguma coisa.

Agora as pessoas vêem essas palavras bonitas e se embelezam. Não procuram ver na bíblia se o que foi dito é realmente a expressão da verdade. E quando alguém tenta mostrar o que a palavra de Deus diz, é taxado de intolerante e intrasigente.

Tá bom, quem quiser enganar-se a si mesmo, que o faça. Agora enquanto estivermos no tempo da graça, SEMPRE vai existir alguem para mostrar a verdade, muito embora isso não agrade a muita gente.

Anônimo disse...

desculpe-me senhor Jander!
mais quem tem o costume de ler so os versículos bíblicos que só lhe interessam não são os católicos...

Anônimo disse...

Verdade !!! Silva publique os outros não tem nda de mais..