O Governo implanta o Programa Saúde na Escola (PSE) com o objetivo de dar atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens que estão no ensino básico da rede pública de educação. O programa integrará ações das áreas da educação e da saúde e trabalhará dentro das escolas contando com a participação de educadores, profissionais da saúde, representantes de instituições que trabalham com adolescentes e para a comunidade.
O PSE desenvolverá ações como avaliações clínicas, psicossociais, oftalmológicas, auditivas, nutricionais e de saúde bucal, visando diagnósticos para recuperação da saúde e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e Aids”, informou.
Serão contemplados pelo programa os municípios de Açu, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Governador Dix-sept Rosado, Ipanguassu, Itajá, Messias Targino, Mossoró, Paraú, São Rafael, Tibau e Upanema.
Estes municípios devem elaborar seu projeto de PSE constando, entre outras coisas, o diagnóstico situacional com questões referentes aos determinantes sociais, o cenário epidemiológico e às modalidades de ensino das escolas que atuarão no programa, o mapeamento da rede SUS de Atenção Básica e Saúde da Família e da rede de escolas federais, estaduais e municipais, e as atribuições das Equipes de Saúde da Família (ESF) e das escolas e programação das atividades do PSE que deverão ser incluídas no Projeto Político Pedagógico de cada uma das escolas. Os secretários municipais de educação e de saúde firmam o Termo de Adesão, a ser encaminhado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para homologação.
O PSE é um programa do Governo Federal desenvolvido pelos ministérios da Educação e da Saúde e seus recursos financeiros destinam-se à implantação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde da Família de forma articulada com a rede de educação pública básica e em conformidade aos princípios e diretrizes do SUS.
Fonte: Assecom
O PSE desenvolverá ações como avaliações clínicas, psicossociais, oftalmológicas, auditivas, nutricionais e de saúde bucal, visando diagnósticos para recuperação da saúde e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e Aids”, informou.
Serão contemplados pelo programa os municípios de Açu, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Governador Dix-sept Rosado, Ipanguassu, Itajá, Messias Targino, Mossoró, Paraú, São Rafael, Tibau e Upanema.
Estes municípios devem elaborar seu projeto de PSE constando, entre outras coisas, o diagnóstico situacional com questões referentes aos determinantes sociais, o cenário epidemiológico e às modalidades de ensino das escolas que atuarão no programa, o mapeamento da rede SUS de Atenção Básica e Saúde da Família e da rede de escolas federais, estaduais e municipais, e as atribuições das Equipes de Saúde da Família (ESF) e das escolas e programação das atividades do PSE que deverão ser incluídas no Projeto Político Pedagógico de cada uma das escolas. Os secretários municipais de educação e de saúde firmam o Termo de Adesão, a ser encaminhado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para homologação.
O PSE é um programa do Governo Federal desenvolvido pelos ministérios da Educação e da Saúde e seus recursos financeiros destinam-se à implantação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde da Família de forma articulada com a rede de educação pública básica e em conformidade aos princípios e diretrizes do SUS.
Fonte: Assecom
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