sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

RESENHA DA PRIMEIRA SESSÃO DE 2010

Um deserto

O plenário da Câmara Municipal de Upanema começou com a presença de cinco pessoas: Daniele, eu (do JU) e mais três funcionários da Casa.

Durante um bom tempo, o vereador Nonato Garcia ficou ao meu lado, sem dizer nada, enquanto o vereador Elzimar Carvalho lia a ata da sessão anterior.

Depois de algun minutos, duas mulheres chegaram. Estas vieram reivindicar algo.

Lição de cidadania

Uma das mulheres que tinha chegado depois de mim fala com o vereador Monthalggan. Ao ocupar a tribuna, o edil expõe o problema: a mulher da plateia pedia que o vereador reivindique à prefeita para que as luzes permaneçam acesas durante a noite e não somente até as dez horas.

O vereador Nonato aconselha que a senhora que reivindicava, procurasse o secretário de obras.

Nonato pede acréscimo no tempo para falar

Ainda no comecinho da sessão, o vereador Nonato Garcia solicitou que a presidenta da Casa colocasse em votação o acréscimo dos minutos para cada vereador, ou seja, de 10 para 20 minutos.

A alegação do vereador era porque já fazia muito tempo que eles não usavam a tribuna e tinham muito o que falar.

No fim das contas, ninguém disse sim, nem não. E coisa ficou por isso.

Srirley
A vereadora Shirley pede a atenção do secretário de obras do município sobre uma cratera no assentamento São Manuel. Pede para que seja solucionado aquele problema, em atendimento ao povo daquela comunidade que veio pedir socorro a edil.


Adelcina
A vereadora Adelcina Barbosa agradece aos nobres vereadores pelo atendimento de virem até a casa legislativa e discutirem os projetos. Isso comprova que estão desempenhando suas funções.

"Já estava prevista a redução de 1%, mas tivemos uma surpresa de uma dimuição de sete mil reais." Essa foi segundo ponto da fala da vereadora-presidenta.

Ela disse também que tinha uma informação que haverá um estorno de 3 mil reais. Assim, o impacto negativo só será de 4 mil reais.

A vereadora também disse que em uma reunião com os colegas vereadores, expôs o problema e eles mostraram-se sensíveis. "Eles, como eu, não acham que a demissão será a última coisa que fará.

Gineton
O vereador Gineton Costa solicita à prefeitura que solucionem o problema do esgoto do bairro Teimosos.

"Se não resolverem o problema com uma máquina, quando chover, as águas vão invadir as casas", completou o vereador.

Gineton também fez uma denúncia sobre uma marcação de exames na Unidade Mista. "Disseram que é em Mossoró. Lá em Mossoró disseram que é pra serem marcados aqui." Ele pediu providências para o caso.

Nenhum comentário: