terça-feira, 17 de novembro de 2009

NO JORNAL DEFATO

Projeto entrega certificados no Oeste
No período de 23 a 27 deste mês, o projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião entrega certificados aos participantes das oficinas técnicas culturais realizadas nos municípios integrantes do programa. Haverá também a apresentação dos produtos criados nas oficinas e duas palestras abordando os seguintes temas: Empreendedor Individual e Associativismo.
O projeto é uma proposta de Desenvolvimento Territorial que trabalha a economia da cultura, do turismo e do artesanato, com inspiração na estética do cangaço e do sertão, levando em conta as vocações e atividades já existentes no referido território. A filosofia do projeto ainda prevê o estímulo ao empreendedorismo, à capacitação, à qualificação e à gestão desses pequenos negócios, buscando desenvolvimento para a região.
Durante todo o ano de 2009, o projeto Nas Pegadas de Lampião realizou 24 oficinas culturais de temas diversos como artes plásticas, fitocosméticos, gastronomia, contadores de histórias, customização de roupas, souvenir de cabeças, estamparia de tecidos, artefatos de couro, bordados, teatro, grafitagem e dramaturgia para teatro de bonecos. Nessa primeira fase, foram contemplados com essas oficinas os municípios de Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho D'Água do Borges, Patu, Rafael Godeiro, Rodolfo Fernandes, Umarizal e Upanema.
Além dessa atividade de cunho cultural, o projeto realizou o planejamento estratégico e o inventário arquitetônico de várias edificações de caráter histórico significativo para o território, bem como o patrimônio imaterial e material do Sertão do Apodi. Várias ações ainda se encontram em processo de desenvolvimento, tais como: o levantamento das cavernas espeleológicas, o planejamento estratégico de marketing para o território e seus produtos, um estudo sobre a passagem de Lampião e um cadastro cultural dos artistas da região.
TEATRO
Os municípios de Janduís e Campo Grande apresentaram na última sexta-feira, 13, o resultado da oficina de teatro ministrada pela professora de teatro e atriz global Ana Luíza Folly. Os participantes da oficina receberam trechos de textos clássicos de autores como Shakespeare e Dias Gomes. A atividade consistia em adaptar a literatura clássica para a estética do cangaço e do sertão. Os artistas receberam noções do teatro grego, francês, tailandês e norte-americano. No final do ano, a Prefeitura de Janduís pretende realizar uma atividade cultural, na qual esses resultados deverão ser apresentados à comunidade.

Exposição é apresentada em Natal
A exposição Retratos do Sertão do Apodi foi instalada no segundo piso do Norte, entre os dias 3 e 13 deste mês. Além da mostra fotográfica, o projeto instalou uma loja de produtos feitos pelos artesãos dos municípios atendidos pelo projeto, como resultado prático das oficinas de grafitagem, artes plásticas, fitocosméticos, customização de roupas, doces e licores.
Segundo a gestora da Agência Cultural do Sebrae-RN, Cátia Lopes, a expectativa é que cada vez mais pessoas possam conhecer a riqueza das paisagens, fauna, flora, gastronomia, ofícios, belezas naturais, expressões e manifestações culturais da região. "Recebemos convites para expor em outros pontos de Natal e em Mossoró, o que dará uma maior visibilidade ao destino turístico", afirma a gestora.
No próximo ano, o Projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião promoverá a segunda etapa da expedição fotográfica que vai contemplar outros nove municípios da região, mostrando aos potiguares as belezas dos lugares, pessoas e manifestações fotografados.
A primeira etapa da exposição fotográfica itinerante Retratos do Sertão do Apodi foi exposta em sete municípios e visitada por 5.424 pessoas. A segunda etapa acontecerá em 2010, contemplando os outros nove municípios que serão fotografados.

Nenhum comentário: