sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CALAZANS É DESTAQUE NA TRIBUNA DO NORTE

Escolas do RN participam da 2ª Feira Potiguar de Ciências

"Ciência no Brasil: desafios para um desenvolvimento sustentável" é o tema da 2ª Feira Potiguar de Ciências (Cienpo) que a Secretaria Estadual da Educação promove nestas quinta (19) e sexta feiras (20), no Praiamar Hotel com a participação de escolas de todas as regiões do Estado.

A Feira Potiguar de Ciências vai apresentar 95 projetos desenvolvidos por alunos com a orientação de professores das escolas do ensino médio. “Ao longo desse ano cada escola realizou a sua feira de ciências e os trabalhos que se destacaram em cada escola serão apresentados na feira estadual”, informa Geneci Cavalcante, coordenadora da Cienpo.

Entre os trabalhos que devem atrair a atenção do público visitante, na opinião da coordenadora, estão o da escola estadual Diram Ramos, de Mossoró, que desenvolveu projeto sobre como economizar energia, o da escola Jerônimo Rosado, também de Mossoró, com projeto sobre foguetes espaciais, e o da escola José Calazans Freire, de Upanema, que desenvolveu um projeto sobre robótica: de mãos dadas com a segurança.

Geneci Cavalcante explica que o objetivo da feira “é estimular o interesse dos estudantes e professores por meio da apresentação de projetos criativos e inovadores, além de possibilitar o intercâmbio entre as escolas, alunos e professores de escolas da capital e do interior com a intenção de divulgar os trabalhos desenvolvidos, em cada escola, observando as particularidades de cada região”, destacou.

A primeira Cienpo foi realizada em 2006. Para este ano a expectativa é bem maior. “apesar das dificuldades de comunicação e de transporte, uma vez que, o evento conta com a participação de escolas de quase todas as regiões, o número de participantes aumentou. Em 2006 foram apenas 30 escolas cada uma com um projeto. Este ano são 95 escolas também com um trabalho onde cada um deles tem a colaboração de dois professores e três alunos”, disse Geneci.

Nenhum comentário: