domingo, 18 de outubro de 2009

Veja o que muda no RN com o início do horário de verão neste domingo

DN Online
A partir do primeiro minuto de amanhã, dia 18 de outubro, começa oficialmente o horário de verão, quando os relógios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal deverão ser adiantados em uma hora. Na prática a mudança atinge apenas nove dos 26 estados brasileiros, uma vez que as regiões Norte e Nordeste, além do estado do Mato Grosso, não participam da mudança, que ainda assim traz repercussões para o cotidiano dos potiguares. O Rio Grande do Norte não terá que adiantar os relógios, mas a mudança também afeta os potiguares, que vão pegar seus voos e assistir seus programas de TV uma hora antes do horário anunciado pelas companhis aéreas e emissores de televisão, e terão de habituar-se com um expediente bancário que começará e terminará mais cedo.

Esta será a 30ª vez que ocorrerá o horário de verão no país. A primeira foi em 1931, sendo que desde 1985 ele vem sendo adotado sem interrupções. O objetivo central da medida é reduzir o uso de energia nos horários de pico, para manter a segurançado sistema elétrico do país. Durante o verão, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, fazendo com que a luminosidade natural possa ser melhor aproveitada, com redução do consumo de energia elétrica.

Até a meia noite do dia 20 de fevereiro de 2010, quando termina o horário de verão e os relógios deverão ser novamente atrasados, o natalense deverá adaptar sua rotina aos novos horários de funcionamento de bancos, voos e até mesmo da programação da televisão, eventos que seguem o horário oficial de Brasília.

O atendimento bancário passará a funcionar das 9h às 15h, mas o consumidor também deve estar atento aos horários de pagamento de contas, autoatendimento, caixas eletrônicos e atendimento de call centers. Um caso curioso é dos investidores da Bovespa que não irão precisar alterar sua rotina. A bolsa de valores paulista anunciou que irá atrasar o pregão em uma hora (em relação ao horário de verão) para não haver descompasso com as outras bolsas no mundo. Quem for viajar de avião deve estar atento para o horário das passagens, que seguem o horário de verão. Ou seja, se o voo está marcado para às 10h, por exemplo, significa que o natalense irá aterrisar às 9h.

Estados
A medida afetará os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e ficará em vigor até a meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010.

Serviço
Horário de Verão - De 18/10/2009 a 21/02/2010
Bancos - Funcionarão das 9h às 15h
Televisão - A programação fica adiantada em uma hora
Voos - As passagens são marcadas segundo o horário de verão

Nenhum comentário: