segunda-feira, 28 de setembro de 2009

UPANEMA INVESTE MAIS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE O RECOMENDADO PELO GOVERNO FEDERAL


Foi realizada hoje pela manhã, a segunda audiência pública para prestação de contas da Prefeitura de Upanema. Na audiência, o contador Francisco Brito apresentou de forma detalhada e esclarecedora o volume de recursos arrecadados e os gastos do erário público municipal.
Brito começou mostrando as previsões de receita esperada e as receitas que realmente o município conseguiu. A uma disparidade enorme entre a previsão e o que o município recebeu até agora. Setores em que estava previsto arrecadação de cerca de dois milhões de reais, apresentaram receita de apenas seis centos mil. “Isso inviabiliza o cumprimento da maioria das metas de qualquer governo”, explicou. O contador ainda fez um comparativo dos gastos e receitas entre o primeiro e o segundo quadrimestre do ano.
Um dos pontos que chamou a atenção de todos os secretários municipais, vereadores e o público que estava presente a Câmara Municipal de Upanema, foi o alerta feito pelo contador Brito a respeito dos gastos com pessoal. Segundo ele, o município não pode descuidar de uma área que precisa de atenção contínua, que são os gastos com pessoal. A queda na receita jogou para cima o índice de gastos com pessoal, que não pode ultrapassar os 54% de tudo que é arrecadado pelo município. Brito, informou que o município já está muito próximo de atingir os 90% dos 54% permitidos pelo TCE, que é o limite para o primeiro alerta. Ele informa que Upanema deverá atingir os 90% nos próximos meses. “Mas, isso não implica em multa ou outra penalidade ao município”, explica Brito. Segundo ele, serve como o próprio nome diz, de alerta para com os gastos com pessoal. Se continuarmos com o trabalho que está sendo feito, não ultrapassaremos os 54% permitidos, mas é sempre bom manter os pés no chão e autorizar somente gastos essenciais para que possamos estar com as contas em dia no final do ano, explicou o contador da prefeitura.
Dentre as informações repassadas por Brito, está a de que a administração da prefeita Maristela supera bastante os índices de investimento indicados pelo Governo Federal, em Educação e Saúde. A determinação é de que se invista 25% do orçamento em educação. Os números dos dois primeiros quadrimestres do ano apontam um investimento de 33,74%. Na saúde, o investimento obrigatório é de 20%. A atual administração supera o índice mínimo em mais de 10% e chega a 33,48% de investimento na saúde municipal nos primeiros oito meses do ano.
Esses números mostram que o compromisso da prefeita Maristela em investir em setores prioritários do município, está sendo cumprido. Maristela explica que a sua administração tem trabalhado com muita cautela a questão financeira, pois os recursos estão escassos, mas o investimento em saúde e educação sempre está em primeiro lugar.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

5 comentários:

Anônimo disse...

já q ñ estava nessa audiência e estou com uma dúvida, aproveito esse espaço e pergunto: em que é gasto na educação, com recursos do município, além dos transportes e a merenda escolar?

Anônimo disse...

Q eu conheça só transporte e merenda escolar.

Anônimo disse...

cara silva essa audiência foi muito escondida porque? ,pois nem o sindicato sabia o que nós entendemos de audiências elas são muito bem divugadas para que todas as comunidades participe. ai tem coisa.

Anônimo disse...

Eu tambem não estava lá, porque não sabia, mas gostaria de ver publicada a resposta do anônomo acima, porque eu acho que é a única sidade que gasta mais com educação e saude e é lamentavel que é uma das cidadades que tem o pior sistena de educação e saude, portanto se ta gastando o além do permitido , significa dizer que ou não estão fando a verdade ou não estão sabendo investir.

Mossoró Press disse...

Realmente, lendo esses comentários da postagem "UPANEMA INVESTE MAIS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE O RECOMENDADO PELO GOVERNO FEDERAL" da para perceber claramente, através de erros grotescos, que o município de Upanema precisa investir muito mais em educação.
Com relação a alegação de desconhecimento da audiência, gostaria de dizer que ela foi divulgada sim, vejamos:
1 - Foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 23 de setembro.
2 - Nosso blog também publicou no dia 23 de setembro.
3 - Foi anunciado no Jornal Correio da Tarde, coluna de Marcos Antonio, também no dia 23.
Portanto, cabe aqui uma analogia com o Direito: ninguém se escusa do cumprimento da lei alegando a sua ignorância.