quinta-feira, 25 de junho de 2009

Secretaria de Saúde intensifica combate a Hepatite

O combate a Hepatite no município de Upanema tem se intensificado nos últimos meses, principalmente após o surgimento de alguns casos do vírus do tipo A, em pacientes do município. A Hepatite do tipo A, é um vírus eliminado nas fezes e seu modo de transmissão é chamado fecal-oral, ou seja, ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Acomete principalmente crianças, na faixa etária entre dois e seis anos, mas qualquer indivíduo pode ter a doença, caso ainda não tenha tido. Recomenda-se um período de isolamento (não ir à escola, creche, etc) de mais ou menos sete dias, a partir do início dos sintomas.

Preocupada com o avanço da doença no município, a secretaria de Saúde de Upanema está desenvolvendo ações através de palestras, divulgação nos veículos de comunicação local dos meios de prevenção, das formas de contaminação e a vacinação contra a doença. Esse trabalho vem sendo desenvolvido junto à comunidade desde o mês de abril e ontem, foi realizado o dia “D” de vacinação contra a doença. A vacinação está sendo realizada contra a Hepatite do tipo B, que na forma aguda, pode evoluir mais frequentemente que a Hepatite A para Hepatite fulminante, podendo levar à morte. Dentro do cronograma estabelecido pela secretaria, a campanha de vacinação será dividida em três etapas, sendo a primeira de 22/06 á 30/06, a segunda de 22/07 á 31/07 e a terceira etapa de 01/12 á 11/12. A vacinação no dia “D” foi realizada nos PSF’s I e II.

Pessoas na faixa etária de 10 a 20 anos devem se vacinar. Garis, manicures e profissionais de saúde, são algumas das profissões consideradas de risco, pois podem adquirir de forma mais fácil a doença.

Conceição Medeiros, secretária municipal de Saúde informou que a campanha está sendo bastante proveitosa, pois a população está tomando as providências, notadamente na área de higiene. A vacinação também contou com a participação da população, principalmente os profissionais de áreas de risco.

Sintomas

Nas hepatites virais, existe um período inicial sem sintomas (período de incubação), no qual o vírus está se multiplicando no organismo. Esse período é variável e, logo depois, começam a surgir os sintomas. Inicialmente, o paciente apresenta um quadro semelhante a uma gripe, com febre, náuseas e vômitos, mal-estar, dores no corpo, falta de apetite e desânimo. O paciente pode apresentar também dores nas juntas. O sintoma mais típico de hepatite é a chamada icterícia (amarelão, "tiriça"), caracterizada por coloração amarelada da pele, dos olhos e das mucosas. Ela pode se acompanhar de urina escura ("cor de coca-cola") e fezes descoradas. Porém, a icterícia não ocorre em todos os pacientes. Na maioria dos casos de hepatite viral aguda, o quadro é leve e resolve-se espontaneamente; mas em alguns casos pode apresentar gravidade, evoluindo com confusão mental e outros sintomas, caracterizando a hepatite fulminante.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: