terça-feira, 2 de junho de 2009

ERRATA

Devido a um erro de troca de arquivos, na edição de número 61 do Jornal de Upanema repetimos a coluna Antenado, de Anaximandro Eudson, da edição anterior. Pedimos desculpas aos leitores do J.U. e publicaremos neste espaço a coluna de Antenado de junho.


EXPLICAÇÃO

A grave crise que afeta o mundo, já foi mais do que comentada por esse colunista de meia-tigela e por outros competentes articulistas. Agora, cabe uma explicação e um alerta para aqueles que se embebedam pela competente comunicação do Palácio do Planalto, quando propaga o repasse de 1 bilhão de reais para os municípios. Soa bonito a quantia de 1 bilhão, mas soa feio e praticamente ninguém quer ouvir falar das perdas dos municípios, que nem de longe o alardeado 1 bilhão consegue pagar.


EXPLICAÇÃO II

Upanema já perdeu mais de R$ 400.000,00 e a fatia do famigerado 1 bi destinado só tocou R$ 92.000,00 para o nosso município. Ou seja, não há motivos para tanto alarde nem para menosprezarmos a ação do Governo Federal, apenas devemos observar a ação como ela realmente é, ou seja, grave.

DEMOCRACIA

Muito boa a conversa entre a prefeita Maristela e a presidente do SINDSERPUP, professora Rosemary Sobral. As duas mostraram desenvoltura e capacidade para defender seus pontos de vista, sem perder em nenhum momento a humildade e a educação. Uma conversa no melhor estilo da democracia. Gostei.


CENÁRIO

Olha meus amigos, o cenário político do RN para as próximas eleições está igual ao tempo (clima) que vivenciamos nos dias atuais, ou seja, nublado. Ninguém é de ninguém, ao mesmo tempo em que todos se querem. A indefinição é natural e faz parte da tradição política do Estado, mas isso não minimiza a ansiedade dos apaixonados pela política e palpiteiros de plantão.


CENÁRIO II

Mesmo com a nebulosidade que paira em nosso Céu, é possível observar frestas de luz que revelam algumas possibilidades claras de candidaturas, como são os casos da senadora Rosalba Ciarline Rosado e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que já estão em campanha velada para a disputa do governo do Estado. Assim como no cenário federal, o cenário estadual mostra que a noiva mais cobiçada para uma possível aliança é o PMDB. Observamos pelos discursos e pela convivência, que o senador Garibaldi Alves e seus seguidores preferem o nome da senadora Rosalba, tendo como forte discordante o deputado Henrique Eduardo Alves, aliado do presidente Lula e consquentemente da governadora Wilma, que deverá apoiar o seu vice, Iberê para disputa ao governo.


CENÁRIO III

Não poderíamos deixar de analisar o cenário municipal dentro da ótica estadual que aparentemente se apresenta. No primeiro cenário – e o mais provável de acontecer, na minha opinião – o PMDB poderá apoiar Iberê para o governo. Nesse caso, a situação em Upanema fica indefinida. Será que a prefeita Maristela, o ex-prefeito Jorge Luiz e o presidente do diretório municipal do partido, Dorian Freire, marchariam juntos com Iberê? Em caso de resposta positiva, como ficaria o PSB, liderado pelo ex-vereador Luiz Jairo? Subiriam todos no mesmo palanque ou a oposição que se sentiu traída pelos senadores José Agripino e Rosalba Ciarline nas últimas eleições, vai fechar os olhos e acreditar que tudo não passou de um pesadelo?

No cenário dois, teríamos o apoio de algumas das peças do bloco situacionista senadora
Rosalba Ciarline e outras a Iberê. Poderíamos ter aí, o primeiro sinal de um possível rompimento no grupo situacionista, pois os interesses políticos divergiriam entre os principais membros do partido, desfortalecendo o mesmo e deixando brechas para especulações. Sair ileso de um cenário desses será praticamente impossível e deverá exigir muita habilidade política.

Nenhum comentário: