segunda-feira, 25 de maio de 2009

Starfish confirma descoberta no RN

::Energia

A Starfish confirmou a descoberta de gás natural no bloco POT-T-794, na parte sudeste da Bacia Potiguar. Testes de formação realizados nos poço 1-STAR-8-RN (batizado como Macanbira) confirmaram potencial da área e vazão de 33 mil m³/dia de gás, com abertura de ½ polegadas.

Em março, a empresa comunicou à ANP a descoberta de indícios de hidrocarbonetos na célula POT-T-794. Os indícios foram descobertos a partir da perfuração do poço pioneiro 1STAR11RN. O poço Macanbira encontrou reservatórios com 31 m em profundidade que varia de 313 m e 382 m. As áreas possuem boas características de permoporosidade e estão saturados de gás.

A empresa agora trabalha para confirmar a economicidade da descoberta e também no Plano de Desenvolvimento da área, que deverá ser encaminhado à ANP. A Starfish opera o consórcio formado para exploração do BT-POT-55 – que incluiu os blocos POT-T- 794 e POT –T- 748. A empresa tem como sócia a Petrobras, que possui participação de 70% nas áreas.

A Starfish já havia anunciado em abril a descoberta de dois reservatórios no POT-T-748. Os reservatórios siliciclásticos da formação Alagamar- Membro Upanema - foram encontrados com a perfuração do poço pioneiro 1-STAR-10-RN, batizado de Carnaúba-1, e estão em profundidade que variam entre 430 m a 445 m.

Testes de formação realizados pela empresa indicaram vazões de 72 barris/dia e 66 barris/dia de óleo de 27º API em cada um dos reservatórios.

Fonte: Energia hoje

Nenhum comentário: