domingo, 31 de maio de 2009

NO JORNAL DE FATO

Celular chega ao interior potiguar
MAGNOS ALVES
Da Redação

Uma novidade, já bastante badalada nas grandes cidades, tomou conta dos pequenos municípios encravados no interior do Rio Grande do Norte. Desde o último dia 30 de abril, a população de 45 municípios do estado está podendo falar através do aparelho celular.
A "nova" tecnologia foi muito bem recebida e pode ser vista facilmente ancorada nas orelhas dos cidadãos que agora podem falar com parentes e amigos sem precisarem ficar parados em casa ou no orelhão. "O bicho (celular) é bom demais. A gente leva ele pra todo canto e fala com quem quiser a toda hora", declarou o aposentado Francisco Felix de Moura, da cidade de Governador Dix-sept Rosado, onde a operadora TIM instalou a novidade.
Motivo maior para comemorar teve os comerciantes da cidade. A toda hora chega um cliente à procura de crédito para o seu celular. "A venda de crédito está muito boa. O celular está fazendo a gente ganhar um dinheiro a mais", relatou o comerciante Antônio Neto das Chagas.
No município de Upanema, a implantação do sinal de telefonia móvel modificou o cotidiano da vida das pessoas e incrementou o comércio local. É comum encontrar pessoas nas calçadas discutindo os benefícios do novo meio de comunicação e procurando informações a respeito de promoções ofertadas pela operadora. A troca de números e as brincadeiras com os erros dos outros fazem parte da novidade muito aguardada no município.
Os comerciantes da cidade já começam a contar os lucros. É o caso do senhor Naelson Fernandes, proprietário de uma farmácia e uma loja de conveniência. Ele explica que chegou a vender 35 cartões de recarga em um único dia. "Não trabalhávamos com esses produtos, mas estamos vendo que a procura está muito grande e graças a Deus apostamos certo", relatou.
A venda de celulares também disparou com a chegada do sinal da TIM no município. Airton Martins, gerente de uma loja de eletromóveis, informou que as vendas aumentaram tanto que o estoque de celulares mais populares já acabou. "Já solicitamos mais celulares ao fornecedor, para próxima semana", afirma o gerente. Os preços dos aparelhos variam de R$ 90,00 a R$ 900,00.
O celular já tá tendo até importância social no município. Ele tem sido um importante aliado do poder público nesse período de enchentes e foi responsável por tornar ágeis as ações da prefeitura de ajuda aos atingidos. "Algumas comunidades próximas à cidade estão isoladas, mas os agentes de saúde das localidades dispõem do aparelho e podem repassar a situação dos moradores em caso de doença", explicou a prefeita Maristela Freire.
A única reclamação dos municípios é quanto à qualidade do sinal da operadora TIM.
Em Governador o sinal só funciona bem em locais próximos à torre da estação da empresa, enquanto que em Upanema o serviço sempre falha.
A assessoria de imprensa da TIM justificou que, excepcionalmente, "poderão ocorrer falhas pontuais e temporárias em algumas localidades, devido às dificuldades de interligação da infra-estrutura móvel com os equipamentos de transmissão da rede física, mas que deverão ser restabelecidas o mais rápido possível".
De acordo com a ANATEL, 101 municípios do estado já contam com telefonia móvel. Outros 49 deverão recebê-la até 30 de abril de 2010, e os 17 municípios restantes não têm previsão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Barragens não correm risco de romper
MAGNOS ALVES
Da Redação

O rompimento da Barragem de Algodões, na região de Cocal (PI), trouxe preocupação para a população de cidades sedes de barragens no Rio Grande do Norte.
Porém, de acordo com a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, não há risco de rompimento em nenhum dos açudes do estado.
A assessoria de imprensa da Secretaria informou que todos os reservatórios foram vistoriados antes do início do inverno. "Todos os açudes foram vistoriados previamente e não há qualquer risco de rompimento", tranquilizou a assessoria.
Praticamente, todos os reservatórios do estado já estão sangrando. Até a última sexta-feira, 28, os 46 reservatórios monitorados pela Secretaria de Recursos Hídricos já acumulavam mais de quatro bilhões de metros cúbicos de água (4.372.804.467), 44 deles já estão sangrando.
O último foi o açude Boqueirão de Parelhas, localizado no município de Parelhas, que sangrou na madrugada da última quarta-feira, 26.
Os outros 43 reservatórios que já chegaram à capacidade máxima foram Encanto, no município de Encanto, Passagem, em Rodolfo Fernandes, Beldroega, em Paraú, Novo Angicos, em Angicos, Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz, Pataxó, localizado em Ipanguaçu, Mendubim, em Assu, Campo Grande, em São Paulo do Potengi, Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, Cruzeta, em Cruzeta, Dourado, em Currais Novos, Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos, Passagem das Traíras, em São José do Seridó, Pilões, no município de Pilões, Apanha Peixe, em Caraúbas, Brejo, em Olho D'água dos Borges, Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas, o Boqueirão, em Angicos, Carnaúba, em São João do Sabugi.
Além deles, também estão sangrando: Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, Santa Cruz, em Apodi, Morcego, em Campo Grande, Umari, em Upanema, Jesus Maria José, em Tenente Ananias, Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros, Sabugi, em São João do Sabugi, Caldeirão de Parelhas, em Parelhas, Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz, Poço Branco, em Poço Branco, Bonito II, em São Miguel, Santana, em Rafael Fernandes, Flechas, em José da Penha, 25 de março, em Pau dos Ferros, Marcelino Vieira, em Marcelino Vieira, Malhada Vermelha, em Severiano Melo, Rodeador, em Umarizal, Trairi, em Tangará, Itans, em Caicó, Esguicho, em Ouro Branco, Lucrécia, em Lucrécia, Zangarelhas, em Jardim do Seridó, Tourão, em Patu e Boqueirão de Parelhas, em Parelhas.
Somente a barragem Armando Ribeiro Gonçalves tem capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.
Os únicos reservatórios monitorados pelo Estado que ainda não atingiram a capacidade máxima foram: Inharé, de Santa Cruz e Japi, em São José do Campestre.
Fonte: Jornal de Fato