sábado, 9 de maio de 2009

Cisternas mudam a realidade dos moradores da zona rural de Upanema

Uma ótima iniciativa vem mudando a realidade dos agricultores (as) familiares residentes na zona rural do nosso município. Trata-se da construção de Cisterna de placa, um programa que atinge as famílias com restrição de acesso a água potável e por isso tem sua condição de cidadania afetada.
A cisterna tem capacidade de armazenar 16.000 Ls de água no período invernoso que posteriormente será utilizada no consumo diário, priorizando a água para beber.
Para fazer parte desse programa os agricultores precisam estar organizados em sua comunidade/assentamento, em associação, e a mesma precisa participar das discussões do Fórum das Associações Rurais, espaço criado com o intuito de organizar as associações do município. O Fórum das Associações juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema participam das reuniões e debates do Programa de Formação e Mobilização para Convivência com o Semi-Árido – ASA Brasil.
Para Paulino Pereira Neto - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema/RN hoje o nosso município já foi contemplado com 535 cisternas sendo 229 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma agrária – INCRA e 314 pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS.
Para Amaro Medeiros – morador do Sitio Baixa do Juazeiro é nesse período que o agricultor percebe a importância da cisterna. Ao observar a mesma cheia, sangrando, ele comenta que tem água para o consumo diário durante todo o ano, evitando assim o êxito rural, como aconteceu em anos anteriores.
O programa conta ainda como outros parceiros como o Centro Terra Viva e demais instituições.
Fonte: Jornal de Upanema

Um comentário:

Anônimo disse...

Só quem pode perceber a importância dessas cisternas são as famílias que foram beneficiadas. Uma grande iniciativa da sociedade civil do semi-árido que está sendo apoiada/financiada pelo governo fedrel.