quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dnocs e prefeitura implantam programa de criação de peixes em tanques de rede

Publicado no Dia 01/04/2009

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs), em parceria com a prefeitura de Upanema, está realizando a implantação de um programa de criação de peixes em tanques de rede. O projeto vai beneficiar os pescadores que atuam na barragem de Umari.

O programa, que tem como objetivo o desenvolvimento do potencial pesqueiro da barragem de Umari, consiste na instalação de 24 tanques para criação de Tilápias e atenderá, inicialmente, 30 famílias de pescadores cadastradas na Colônia de Pescadores local. Os investimentos serão da ordem de R$ 338.000,00, sendo 10% de contrapartida da prefeitura. A estimativa os coordenadores é de que a produção dos peixes resulte em R$ 32,00 por dia para cada família inscrita. Os selecionados farão manutenção dos tanques, alimentação dos peixes e despesca.

De acordo com a direção do Dnocs, o programa está sendo implantado após solicitação feita pela prefeita Maristela Freire durante encontro de prefeito realizado no inicio do ano em Caraúbas. Na oportunidade, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) se comprometeu a lutar pela implantação do programa junto ao presidente do Dnocs, Elias Fernandes, que também participou do encontro. "A colocação em prática desse importante projeto que objetiva a geração de emprego e renda para o nosso povo. É o primeiro passo para importantes conquistas. Esperamos que nossos pescadores tenham mais condições de sustentar suas famílias através da atividade que eles escolheram para viver e que, a partir de agora, passará a receber mais atenção",destacou a prefeita.

O presidente da Colônia de Pescadores de Upanema, Ivo Medeiros, disse que a colônia terá papel importante no programa, pois será parceira na escolha das famílias e na orientação de como montar e manejar os tanques de rede.

Esta semana, técnicos do Dnocs estiveram visitando a área onde serão colocados os tanques de rede. A expectativa é de que ainda nesse mês de abril, os pescadores de Upanema possam ser contemplados com o programa de criação de Tilápias em cativeiro.
Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: