quarta-feira, 8 de abril de 2009

Com apoio da prefeitura, agricultores deverão ter safra recorde


O programa de corte de terras executado pela Prefeitura Municipal de Upanema em parceria com a Petrobras e o Governo do Estado, caminha para seu final com números recordes no ano de 2009. O programa começou em fevereiro e está quase finalizado, segundo informa o secretário de Agricultura do município, José Carlos. Para este ano, o secretário informa que haverá um aumento no número de hectares cortados e no número de famílias beneficiadas. No ano passado cerca de 3.600 hectares de terras foram cortadas, beneficiando 1.800 famílias. Até agora, mesmo não tendo encerrado o corte de terras, os dados da secretaria contabilizam 3.765 hectares cortados, sendo que a expectativa é chegar aos 4.000, beneficiando aproximadamente 2.000 famílias no final do programa.

Para José Carlos, o aumento no número de hectares e de famílias, deve-se ao trabalho de cadastramento e cronograma de atendimento nas localidades. “Fizemos esse trabalho para que pudéssemos deslocar os 20 tratores disponíveis para o corte, em áreas próximas uma das outras, evitando que o trator tivesse que voltar para a região quando estivesse distante”, explica.

Aizamaque Dáliton, coordenador da secretaria, afirma que todas as famílias cadastradas serão contempladas com o corte de terras nesse ano. “Todos serão atendidos, pois faltam apenas 2% das famílias cadastradas, serem beneficiadas”, informa.

Devido ao grande número de famílias beneficiadas, o programa de corte de terras também necessita de uma grande quantidade de profissionais para que o programa caminhe dentro do estabelecido pela secretaria. Para isso, técnicos, agrônomos, fiscais, produtores, motoristas, e proprietários de tratores foram contratados pela prefeitura, gerando renda para os envolvidos. Um dos exemplos citados pelo coordenador, é o investimento em tratores. A prefeitura paga R$ 32,00 por hectare de terra cortada, aos proprietários de tratores com grade simples e R$ 42,00 por hectare cortado com grade de arrasto. Para acompanhar esse trabalho, a prefeitura contratou 20 fiscais, que geralmente são pessoas das comunidades rurais.

Através da parceria com a Petrobras, o município recebeu este ano, 10.000 litros de óleo diesel para distribuição com os tratores envolvidos no programa de corte de terras. Todo esse investimento deverá render lucros para os agricultores, pois o inverno consolidado na região ajudou a lavoura e já proporciona a colheita em muitos dos locais plantados no município.

Upanema possuiu uma grande área cultivável – praticamente todo o território -, somando-se a isso, possui também um dos maiores programas de Reforma Agrária do Estado, com mais de 20 assentamentos rurais. Para acompanhar o desempenho dos agricultores e a safra desse ano, a secretaria de Agricultura realizará pela primeira vez, um levantamento de toda a produção do município, após o período invernoso. José Carlos, aposta nesse projeto pioneiro no município, pois segundo ele, o levantamento mostrará o retrato da agricultura no período invernoso, proporcionando dados para que a prefeitura possa descobrir onde cometeu erros e acertos, além de estabelecer um planejamento para os próximos investimentos no setor rural.

SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

2 comentários:

Anônimo disse...

ESTOU MUITO FELIZ COM A MATÉRIA QUE A PREFEITURA TÁ BENEFICIANDO OS PORBRES COITADOS DA ZONA RURAL, PRA TER UMA IDÉIA, ATE OS MAMOMAS"CACHACEIROS" FORAM BENEFICIADOS COM CORTES DE TERRAS, MUITO DO ÓTIMO.

Anônimo disse...

Parabéns Prefeita que mesmo diante da crise mundial que vem torturando todas as prefeituras do Brasil a senhora não entrega os pontos, está trabalhando e buscando solução para superar as dificuldades, Parabéns, continue assim.