sábado, 7 de março de 2009

RESENHA DA CÂMARA

NO HORÁRIO DO GRANDE EXPEDIENTE

TRIBUNA POPULAR - Maria Dilza Alves Araújo

Que se inscreveu na secretaria da câmara para falar da passagem molhada do sitio Atoleiros. Iniciou suas palavras muito preocupada em relação ao assunto e pediu para os vereadores tomar as providências urgentes junto à prefeita sobre a passagem molhada, pois segundo Dilza a passagem molhada esta passando com água de joelho e ao mesmo tempo oferecendo risco de vida aos alunos que trafegam no ônibus escolar para estudar na cidade. Concluiu agradecendo pela oportunidade cedida.

VER. ELZIMAR CARVALHO - PP

Indagou da palavra para parabenizar e dizer a senhora Dilza, que fez na sessão passada um requerimento a prefeita para que tomasse as providências da passagem molhada, e disse também que ele é uma das vitimas daquele local, segundo o vereador o requerimento que ele fez não específica detalhadamente à passagem molhada, mais todas as localidades vizinhas que estão sendo prejudicadas com as chuvas. No final disse que foi informado que o percurso normal do ônibus escolar no período não invernoso leva de 30 á 40 minutos e no período invernoso leva 1 hora e 30 minutos para fazer o percurso normal. Finalizou dizendo que se possível o executivo leve um profissional para que venha resolver o problema para sempre naquele local.

VER. DÁRCIO REGIS - PMDB

Parabenizou a senhora Dilza por ter vindo à câmara reivindicar o problema da sua comunidade, e disse que ele também foi uma das vitimas daquele local, no entanto essa é uma das preocupações de todos os vereadores, na oportunidade pediu que a prefeita junto com o secretário de obras tomasse as providencias daquele local. Parabenizou também a prefeitura municipal pela a realização do carnaval na pessoa da prefeita Maria Stella e a MEGA Promoções que é a comissão organizadora do carnaval, e espera que no próximo ano seja melhor ainda, já que esse evento vem crescendo em todos os anos.

VER. ANÍZIO JÚNIOR - PMDB

Iniciou dizendo que a reivindicação da senhora Dilza é justa e a câmara com todos os vereadores não só ele como os demais têm a obrigação de lutar por esse assunto. Na oportunidade disse que já tinha conversado com o secretário de Obras ele falou que o problema agora é o inverno diminuir para resolver esse assunto. Complementou dizendo que a comunidade pode contar com ele e os demais que eles vão lutar para resolver esse problema embora essa seja a ultima coisa que eles façam vai ser essa passagem molhada de Atoleiros, e disse ainda que está muito grato com a comunidade de Atoleiros pelo o que fizeram por ele.

VER. OSÉAS MONTHALGGAN - PMDB

Agradeceu e parabenizou à senhora Dilza pela iniciativa de vir à câmara já que ela é a primeira pessoal a reivindicar o problema de sua comunidade na câmara, ele ainda tem a plena certeza de que todos os noves vereadores estão prontos para ajudar aquela comunidade e que as portas da câmara estão abertas para a população. Parabenizou a prefeita Maria Stella pela a organização do carnaval e as pessoais que ajudaram direto e indiretamente com a realização do carnaval, e ainda disse que tem a certeza de que o carnaval do próximo ano vai ser melhor.

VER. GINETON COSTA - PSC

Parabenizou também a senhora Dilza pela a reivindicação feita na câmara, e disse que esse problema é uma das preocupações dele, disse ainda que ele também foi uma das vitimas daquele local, na oportunidade parabenizou a prefeita por tem feito um carnaval de grande sucesso. Ainda com a palavra questionou que vinha de Mossoró e que se deu de frente com a ambulância que tinha faltada gasolina e ainda levava uma mulher quer tinha tido o seu parto, ao mesmo tempo pediu que os responsáveis tivessem mais responsabilidade e espera que não aconteça mais pelo menos que não seja falta de gasolina.

VER. SHIRLEY COSTA - PSB

Primeiramente parabenizou a Sr. Dilza pela a boa vontade de ajudar a sua comunidade, e a vereadora disse ainda que conhece a comunidade de Atoleiros e é uma região muita carente principalmente a estrada que necessita fazer alguma coisa, até para dar segurança as crianças e jovens que trafegam no ônibus escolar, na oportunidade falou ainda das dificuldades do sitio Atoleiros, quando ela visitou na campanha, como banheiros para as casas e pediu que a prefeita visitasse a comunidade e ajuda - se na construção do mesmo. Finalizou parabenizando a prefeita e a organização pela a realização do carnaval onde esse foi um carnaval muito bonito e alegre.

VER. RAIMUNDO CARLOS - PSB

Parabenizou a prefeita também pela a realização e organização do carnaval, relatou ainda no valor casto no carnaval que segundo o vereador chegou a 360 mil reais, cobrou da prefeita sobre o corte de terra que traz muito mais riqueza ao município e tem o período curto, e comparou que o carnaval é uma coisa importante, e que muito mais importante é o inverno, então espera que a prefeita gaste mais de 360 mil reais no corte de terra, pediu ainda da prefeita Maria Stella que faça uma campanha com a população contra a dengue onde no inverno o mosquito se reproduz rapidamente. Parabenizou também a Sr. Dilza que reivindicou pela a melhoria da passagem molhada e espera que o assunto seja resolvido.

VER. ADELCINA BARBOSA - PR

Disse que escutou atentamente a todos que se pronunciaram, e parabenizou a prefeita Maria Stella pelo sucesso do carnaval e que teve a honra e a oportunidade de prosseguir com a comissão organizadora de frente do carnaval, pois o gestor já mais desenvolveria qual quer ação de forma brilhante sem ter assessores de competência, e os assessores já mais teriam desenvoltura se não tivesse os mais componentes competência e responsabilidade. Em relação à passagem molhada de Atoleiros, a vereadora agradeceu a Sr. Dilza a sua presença pela coragem de vir à câmara reivindicar por sua comunidade, e disse que teve também a preocupação de conversar com o secretário de obras Januário e o coordenador Silvo Freire, que lhes passaram a seguinte informação.

A equipe da Séc. de obras visitou a comunidade e a foram até a passagem molhada juntamente com os Srs. Anelio, Doquinha e Arlindo, atendendo a reivindicação dos mesmos que estiveram pessoalmente na secretaria de obras. A vereadora concluiu que o projeto da passagem molhada está sendo elaborado e analisado para a sua execução.

ORDEM DO DIA

Projeto de Resolução Autor Mesa diretora: Que altera o inciso I do Art. 1º da Resolução nº 020 de 21 do 06de 2007. Aprovada.

Projeto de Lei – Autora- Ver. Shiley Sariny: Dispõe sobre o direito do servidor municipal de escolher a instituição financeira para o recebimento de seus salários, vencimentos, proventos, remunerações ou similares. As Comissões.

Projeto de Lei – Autor - ver. Anízio Júnior: Dispõe sobre a introdução de nome de vereadores em placas que homenageiam a memória de seus vultos. As Comissões.

Projeto de Lei – Auto - Prefeitura Municipal de Upanema- Emenda: Autoriza o poder Executivo a contribuir mensalmente com a entidade nacional de representação dos municípios do estado do Rio Grande do Sul. As Comissões.

Fonte: Câmara Municipal


15 comentários:

Frederico Evandro disse...

Resumindo: todo mundo (por falta de assunto, não sei!) agradeceu a Sra. Dilza por ter falado o que a Prefeitura e a Câmara, desde os tempos de Jorge fingia não enxergar. Todos se prontificaram em 'lutar', nas a prefeitura já se posicionou que é preciso aguardar as chuvas diminuírem. Ao passar as chuvas, não vai mais precisar melhorar passagem molhada alguma, já que será passagem seca, e próximo ano, o problema persiste.

Frederico Evandro disse...

O de mais relevante que houve nesse enchimemto de linguiça, foi à colocação de Nonato quanto à energia que a prefeitura tem que colocar para viabilizar o corte de terras tempestivamente, que esse sim, é bem mais proveitoso e reflete diretamente na sustentabilidade do município do que o carnaval.

Frederico Evandro disse...

Quanto ao projeto da vereadora Shirley Sariny (não sei porquê, mas não dou muito crédito a quem utiliza dois nomes próprios!), parece que a nobre guru não está pensando na coletividade. Ora, se já ta complicado a Prefeitura argumentar o funcionamento de um caixa do Banco Brasil, com todas as contas da PMU e de seus funcionários naquela instituição, imagine se o executivo for obrigado por lei a depositar os proventos (e os 50-60% de toda receita movimentada por ele) em instituições a bel conveniência dos servidores! Alem das taxas que serão pagas pela prefeitura desnecessariamente, o município não terá uma homogeneidade de possíveis correntistas para pleitear a instalação futura de uma agencia bancária na cidade. É atirar no pé. Ou então a vereadora tem afinidade/patrocínio com algum banco especifico, e já pleiteia a instalação do mesmo na cidade – nesse caso retiro o que disse.

Frederico Evandro disse...

O blog se equivocou ao escrever “Representação do Municípios do Estado do Rio Grande do Sul”, ou a Prefeita quer de fato autorização por lei para enviar remessas de dinheiro público para uma entidade representativa que nem de longe atenderia aos interesses coletivos da municipalidade?



Por favor, não me deixem com essa coceirinha atrás da orelha de curiosidade para saber o que consta na escrita nesse PL.

Jander Freire disse...

Mas Frê, a coceirinha boa é na nuca

Anônimo disse...

Frederico Evandro não precisa você ficar com essa coceirinha atrás da orelha este projeto de lei é uma solicitação para a prefeitura se filiar a confederação nacional dos municipios, e paga a quantia de R$ 280,00, mensais.

Anônimo disse...

FREDERICO EVANDRO..
SE VOCÊ NÃO TEM CRÉDITO NENHUM POR TER DOIS NOMES, NÃO SIGNIFICA DIZER QUE OUTROS NÃO TENHA CRÉDITO.
TENHO DOIS NOMES ASSIM COMO VOCÊ,MARIA STELA, EX PREFEITO JORGE LUIZ E A VEREADORA O QUAL VOCÊ SE REFERE..ATÉ O NOSSO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA..HEHEH. ISSO SIGNIFICA DIZER QUE TERÍAMOS QUE FAZER UMA INFINITA LISTA DE PESSOAS PÚBLICAS COM DOIS NOMES SEM CRÉDITO PRA VOCÊ.
AMIGO..SE VOCÊ NÃO TEM CONTEÚDO, POR FAVOR EVITE ESSE TIPO DE COMENTÁRIO.

Anônimo disse...

Eita pau perero!!!!!!
Estamos sendo vigiados.

Anônimo disse...

Quem é PAULO ANDRÉ no jogo do bixo?

Frederico Evandro disse...

Jander,

A coceirinha era mesmo na nuca, ali na dobradiça do pescoço pra cabeça.

Frederico Evandro disse...

Anônimo das 8:15, saber ler e enxergar facilita muita coisa.

O questionamento era se o Executivo seria autorizado por lei para enviar dinheiro a uma entidade representativa dos municípios do Rio Grande do Sul.

Ora, se a representação é do RS, não tem nada a ver com RN, e passa longe de ser 'nacional'.

Agora, se a Prefeita quer mesmo remeter esses R$ 13.440,00, para ajudar ao Rio Grande do Sul, e os vereadores aprovaram, sem problemas!

A viúva vai bem demais das pernas, e não adianta Gilvandro dizer o contrário.

Frederico Evandro disse...

Cantor Paulo André,


O sem conteúdo, se for medir mermo mermo, aparenta ser you que fugiu da questão principal (as contas em vários bancos) para comentar apenas um parêntese do raciocínio.

Em relação a dar crédito; eu vendo a quem quiser, e não a quem você acha que devo.

Uso nome e sobrenome, não dois nomes como você. Isso mostra pedigree rapaz, assim como o Presidente mostra quando prefere lula da Silva, assim como prefere neném do Cabano, etc.

Anônimo disse...

Tá faltando aí em Upanema vereadores competentes para descordar das coisas erradas. Esses que estão aí aceitam tudo, até aprovar projeto para enviar dinheiro para o RS. Vão procurar estudar para desempenhar o papel de vereador......

Unknown disse...

o presente projeto de lei de autoria da vereadora Shirley é de suma importância, pois o mesmo além de prover a liberdade de escolha ao servidor, em que o mesmo possa dizer em qual instituição bancária o mesmo deseja receber, outra segunda importância é uma forma de transparência pública pois obriga o Gestor público a depositar o dinheiro do salário em que o servidor seja titular da conta, é o que nas esferas governamentais chama-se de controle de fluxo de recursos. outro fato, é que existem normas emanadas do Ministério do Trabalho e Emprego, a qual reza que fica o empregador obrigado a fornecer meios para que o trabalhador possa receber o seu vencimento, e a sua desobediência é passível de lavratura de auto por fiscal da delegacia regional do trabalho. Portanto, se a prefeitura e a câmara tivesse que pagar transporte para que os mesmos recebam os salários em um banco que nem no município fica, o custo seria infinitamente maior. Por fim, peço àqueles que desconhecem a fundo os referidos projetos, procurem se informar mais para não falar tanta asneira.Por fim, o município é muito carente de agência bancárias, o que torna o serviço monopolizado. Abaixo a Aristocracia.

Jander Freire disse...

Tá certo, é um bom projeto esse da vereadora Shirley, mas a Hosana se empolgou...

Concordo que seja bom que o servidor possa escolher onde quer receber o seu salário, mas dizer que isso é uma forma de transparência pública, peraí...! A não ser que se coloque num mural bem grande, ou então chame um carro de som pra anunciar que fulano trocou de conta, pra receber o pagamento da prefeitura...
...E dizer que é um "controle de fluxo de recursos" é extremamente redundante, pois o depósito de vencimento na conta-salário, por si só, já desempenha esse papel...
...E parece ainda que ela descobriu que existem normas do Ministério do Trabalho e Emprego obrigando o empregador a fornecer meios para que o trabalhador receba seu salário!
Realmente deve ter sido editada ontem essa norma, pois acho que nenhum órgão governamental no país cumpre esse preceito! Francamente!

TRANSPARÊNCIA, Hosana, tem relação a dar visibilidade ao planejamento e a execução da gestão fiscal. É uma ampla divulgação das prestações de contas, dos relatórios de gestão e, especialmente, pelo incentivo à participação da sociedade.

Sinceramente eu, na minha infinita ignorância, não consigo associar o termo "aristocracia" com o objetivo do projeto da nobre vereadora!

Me dê uma luz ai Frederico...