domingo, 7 de dezembro de 2008

Jovens aprendem a plantar e a comercializar

Jornal de Fato,
07/12/2008
O grito da jovem Unária Gondim se destaca entre os comerciantes da Feira da Agricultura Familiar do município de Campo Grande, no Oeste Potiguar. Todos os domingos ela é a responsável pelas vendas das hortaliças produzidas pelo grupo de jovens da comunidade rural de Morcego.
É da barraca padronizada, construída na oficina caseira de Naelson Medeiros em Caraúbas, que ela oferece aos fregueses produtos cultivados sem a utilização de agrotóxicos. Há 30 km, no município de Upanema, quem corre de um lado para o outro para garantir a organização das vendas é a jovem Uberlhane Pereira, coordenadora de jovens e responsável pela produção jovem da comunidade de Piracicaba. Unária e Uberlhane é uma das 720 jovens do projeto Juventude Rural, concebido através de uma parceria entre PDHC e Petrobras.O Juventude Rural é resultado de uma construção participativa envolvendo várias ONG's. As metas incluem implantação de 28 áreas irrigadas, 8 barragens subterrâneas e capacitações em convivência com o semi-árido e manejo de sistemas de irrigação voltados para o desenvolvimento de cultivos de hortaliças orgânicas. A coordenação cabe ao Centro de Assessoria as Comunidades Rurais e Urbanas (CEACRU), sediado em Governador Dix-sept Rosado.
O projeto atende a jovens de 10 municípios, sendo que desses, três já possuem feira da agricultura familiar e outros dois devem implantar no início de 2009. É através da organização desses projetos de convivência com o semi-árido em andamento no Território Sertão do Apodi, que é possível constatar o desenvolvimento regional a partir do ressurgimento de uma nova agricultura, tendo como foco principal a sustentabilidade das famílias e a qualidade dos alimentos ofertados.

Nenhum comentário: