terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Apesar de altos números de casos de hanseníase e tuberculose vem reduzindo

Publicado no Dia 16/12/2008
Nara Andrade
O Programa Regional de Controle da Hanseníase da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), notificou em 2008, 91 casos da doença sendo 73 em Mossoró e 18 casos nos demais 25 municípios da II URSAP.
Segundo a coordenadora do Programa de Hanseníase da II URSAP, assistente social Perpétua Pereira Sales, os municípios com maior número de casos notificados são Apodi (04), Areia Branca (03), Caraúbas (02) e Baraúna (02). Os demais municípios com um caso cada.
No Rio Grande do Norte, há o registro médio de 250 casos por ano. A maioria dos casos registrados no Estado se encontra aqui na cidade, sendo Natal a segunda cidade em número de ocorrências. Em Mossoró no ano passado foram diagnosticados pelo programa desenvolvido pela prefeitura 192 casos.
A doença que é infecto-contagiosa, transmitida através das vias aéreas superiores, se manifesta corriqueiramente através de lesões na pela e é principalmente caracterizada pela diminuição total ou parcial da sensibilidade nas áreas atingidas, sendo a percepção ao frio e ao calor as primeiras a geralmente serem perdidas. A doença pode inclusive atingir órgãos internos. Outros sintomas comuns à Hanseníase são câimbras, formigamentos e fraqueza nas mãos e nos pés.
A Hanseníase embora grave, hoje tem cura, o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede de saúde pública, sendo inclusive os agentes de saúde treinados para identificar o hanseniano ou mesmo as pessoas das áreas de risco, orientando-as e encaminhando-as ao atendimento público mais próximo quando necessário. A única forma de prevenção é a vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin). O ideal é que todas as pessoas tomem duas doses da vacina.
Tuberculose
No caso de Tuberculose foram notificados em 2008, 135 casos. "Os municípios de maior incidência são Mossoró (52), Alto do Rodrigues (09), Apodi (09), Areia Branca (09), Campo Grande (07), Baraúna (07), Caraúbas (05), Governador Dix-sept Rosado ( 05), Grossos (04), Ipanguassu (04) e Upanema (04)", informou a coordenadora do Programa Regional de Controle da Tuberculose da II URSAP, enfermeira Cícera Dantas.
Segundo Cícera Dantas, um dos maiores problemas é que muitas pessoas diagnosticadas com tuberculose, abandonam o tratamento. Esse problema é ainda mais sério porque o portador da doença pode adquirir resistência e, neste caso, o tratamento demora o do Segundo dados repassados pela SESAP, em 2007, foram notificados 1.175 casos de tuberculose. Na II URSAP foram registrados 180 casos, 111 só em Mossoró,17 em Açu e 10 em Apodi.
A coordenadora do Programa de controle da Tuberculose, Marta Santos, informa que apesar do número ainda alto, a quantidade de casos no Rio Grande do Norte vem reduzindo, mas que é preciso que se aumente a busca de sintomáticos pela rede básica de saúde.
A falta de laboratórios para a realização do exame de baciloscopia na maioria dos municípios dificulta o diagnóstico. Os municípios próximos a Mossoró enviam o material para o Laboratório Regional (LAREM).
Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: