terça-feira, 18 de novembro de 2008

ANP realiza em Natal Fórum para apresentar licitações de Blocos Exploratórios

18/11/2008 - 08:29

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai nesta quinta-feira (20), a partir das 10h30, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), o Fórum da 10ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural. Segundo o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, que participará do evento, o Fórum tem como objetivo discutir e apresentar as condições para que o Rio Grande do Norte possa participar das licitações.
A 10ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios será realizada nos dia 18 e 19 de dezembro, no Rio de Janeiro. Parte dos blocos oferecidos no Rio Grande do Norte está nos municípios de, Apodi, Baraúna, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró e Upanema.
Na rodada, 35 blocos que serão licitados ficam próximos a diversos campos produtores como Acauã, Rio Mossoró, Pajeú, Upanema e Lorena. Os lances mínimos para os blocos da bacia variam de R$ 140 mil a R$ 438 mil. A região onde as áreas estão localizadas apresenta boa infra-estrutura de rodovias, oleodutos e gasodutos, portos, a Unidade de Produção de Gás Natural de Guamaré e centros urbanos importantes como Mossoró e Macau.
Além da Bacia Potiguar, os 130 blocos terrestres da 10ª. Rodada estão divididos em outras seis bacias sedimentares: Sergipe-Alagoas, Amazonas, Paraná, Parecis, Recôncavo e São Francisco. No total serão oferecidos aproximadamente 70 mil quilômetros quadrados em áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural.
Dos 130 blocos que serão ofertados, 100 estão em bacias maduras, sendo 35 blocos na bacia Potiguar, 21 no Recôncavo e 44 na bacia Sergipe- Alagoas. Estas três bacias representam cerca de 10% da produção de petróleo no Brasil atualmente. A oferta de áreas em bacias maduras tem como objetivos incentivar a produção em terra e dar oportunidade a empresas de pequeno e médio porte de atuarem no país.
Os outros 30 são blocos em novas fronteiras exploratórias, dos quais 7 na bacia Amazonas, 5 na bacia do Paraná, 6 na de Parecis e 12 blocos na bacia de São Francisco. A inclusão de blocos em bacias de nova fronteira é importante para aumentar o conhecimento geológico das bacias sedimentares brasileiras e permitir a descoberta de novas províncias petrolíferas.
O Brasil tem 29 bacias sedimentares com maior potencial para petróleo e gás, que fazem parte de um total de área sedimentar cerca de 7,5 milhões de quilômetros quadrados. Deste total, apenas 0,3% são campos em desenvolvimento e/ou produção e 4,1% estão sob concessão. Atualmente, o Brasil é o país que dispõe da maior área sedimentar com potencial para petróleo e/ou gás ainda por explorar no mundo.
De acordo com a resolução nº 10, de 3 de setembro de 2008, é interesse do Governo Federal realizar rodadas de licitações em áreas fora do pré-sal em bacias de novas fronteiras exploratórias, bacias maduras e campos marginais com os objetivos de promover o conhecimento das bacias sedimentares, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda.
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: