quinta-feira, 17 de julho de 2008

Arca das Letras realiza encontro de agentes de leitura no RN

A Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), a Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), o Colegiado Territorial do Sertão do Apodi e a Oscip Missão Criança realizam o Encontro de Agentes de Leitura do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Sertão do Apodi, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), na cidade do Apodi, no Rio Grande do Norte.
O Encontro tem como objetivo a troca de experiência entre os agentes de leitura das comunidades rurais que possuem bibliotecas do Programa Arca das Letras no Território, abrangendo os municípios Apodi, Campo Grande (Augusto Severo), Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho D'Água do Borges, Paraú, Patu, Rafael Godeiro, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Triunfo Potiguar, Umarizal e Upanema.


Os agentes vão avaliar o desempenho de suas bibliotecas e discutir estratégias para ampliar o número de leitores e as melhorias em suas comunidades em relação aos índices de leitura. O Sertão do Apodi já conta com 172 bibliotecas Arca das Letras em 17 municípios. O Programa teve início neste território com o apoio do Projeto Dom Helder Camara e do Banco do Nordeste.


Ao final do Encontro, será formada a Comissão de Agentes de Leitura do Sertão do Apodi, que ficará responsável pelo acompanhamento das bibliotecas por um período de seis meses, identificando as dificuldades com as bibliotecas rurais e promovendo as modificações necessárias. Também serão distribuídos novos livros como acervos complementares das bibliotecas.


O Rio Grande do Norte é o estado do País que detém o maior número de bibliotecas do Programa Arca das Letras, com 621 comunidades beneficiadas em 107 municípios. As bibliotecas atendem a 45.819 famílias com os mais de 125 mil livros distribuídos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que tem também o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, do Ministério da Educação e outros parceiros que fazem doação de livros.


Mais 10 bibliotecas


Durante o Encontro de Agentes de Leitura no Apodi (RN), haverá a capacitação de 20 novos agentes de leitura e a entrega de dez bibliotecas rurais para comunidades de municípios do Território da Cidadania da Sertão do Apodi, sendo que cinco foram indicadas pelo Colegiado Territorial do Apodi (Bamburral, P.A. De Góis, P.A. Frei Damião, Ponta II e Planalto), duas para o município de Upanema (Cacimba do Meio e Vila Paraibana) e três para o município de Riacho de Santana (Sítio Catolé, Sítio Pau D'Arco e Sítio Tabuleiro do Padre), que fez a demanda pelas bibliotecas em 2007.


As arcas foram fabricadas no Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio, de Mossoró, por meio de convênio firmado entre o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte.


Incentivo à leitura


O Programa Arca das Letras é uma iniciativa do MDA que distribui bibliotecas para comunidades rurais, visando o incentivo à leitura, o apoio aos processos educacionais, culturais e de desenvolvimento das práticas produtivas e a participação das comunidades na gestão coletiva e autônoma das bibliotecas.


Os agentes de leitura são moradores das comunidades beneficiadas que se responsabilizam pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. O trabalho é voluntário e a escolha dos agentes é feita em reuniões de consulta comunitária.


Hoje, mais de 11 mil agentes de leitura trabalham nas 5.314 bibliotecas rurais distribuídas em 1.626 municípios brasileiros. Acima de 608 mil famílias rurais são favorecidas com as bibliotecas do Programa Arca das Letras. Ao todo, ultrapassa a marca de 1,1 milhão o número de livros distribuídos.


Programação


Encontro dos Agentes de Leitura do Território do Sertão do Apodi


Data: 17 de julho de 2008 – quinta-feira


Horário: 9 às 19 horas


Local: Casa de Cultura da Cidade de Apodi




Encontro e capacitação dos novos agentes de leitura (continuação)


Data: 18 de julho de 2008 – sexta-feira pela manhã


Local: Casa de Cultura da Cidade de Apodi


14 h: Solenidade de entrega de 10 bibliotecas para comunidades rurais indicadas pelo Colegiado Territorial do Sertão do Apodi e do município Riacho de Santana, com a presença de autoridades locais, estaduais e federais e dos movimentos sindicais e sociais ligados aos trabalhadores rurais.



Maiores Informações:

ULS Sertão do Apodi - (84) 3333-3330
Rosane Fernandes - (81) 9961-5814
Maria do Carmo (Assessora de Imprensa) - (81) 9601-5050
Sílvia Sousa - Arca das Letras - Ministério do Desenvolvimento Agrário(61) 3961.6496

Nenhum comentário: