segunda-feira, 19 de maio de 2008

Membros da executiva municipal do PT enviam nota de repúdio ao processo que escolheu Naide Fernandes

A burocracia venceu a unidade
A história do Partido dos Trabalhadores está ligada à democracia e às lutas sociais pela transformação da vida de toda a população Brasileira.
Conseguimos mostrar à sociedade que é possível construir um outro jeito de fazer política, onde as bases partidárias sejam agentes do processo e assim consigam sentirem-se protagonistas das decisões políticas.
A história do PT de Upanema é parte dessa construção. Formamos o diretório municipal em 1989, quando muitos de nós fomos chamados de desocupados ou loucos, porque acreditarmos em mudanças nessa sociedade. Naquele período ser do PT era sinônimo de antipatia, rejeição e desrespeito à moral e aos bons costumes da cidade.
Durante todos esses anos desencadeamos um processo de construção partidária que se tornou referência na formação de quadros militantes para todo o Estado. Em Upanema, conseguimos construir a campanha de Lula de 1989, quando mobilizou toda a cidade e ganhamos no primeiro e segundo turno. Upanema já mais esquecerá do LULA-LÁ, dos mutirões casa a casa e dos comícios ao lado do mercado municipal, todas as segundas-feiras.Lembrar dessa história é lembrar de vitórias:
• A eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, que junto com toda a força do PT inauguramos uma nova história do STR com Paulinho Neto na sua presidência.
• Upanema pede Socorro foi a primeira eleição municipal que participamos e ainda hoje, nos orgulhamos de ter conseguido fazer uma campanha com tanta unidade política, o que credenciou o PT como um partido consolidado na cidade com os ideais de mudanças.
• Nos anos seguintes tivemos a candidatura do companheiro Francisvan de França e campanhas para Presidente da República, Deputados Federais e Estaduais.
E, em 2002 conseguimos conquistar a Presidência da República. Agora o PT já é respeitado, não só em Upanema, mas em todo o Mundo.
Para a eleição de 2008, como fruto dessa trajetória de luta, fomos convidados a compor a aliança com o atual prefeito que tem como candidata Maria Estela Freire. Fruto também do nosso trabalho no rural que envolve a atuação do governo Lula, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário- INCRA, do STR- Upanema e do Projeto Dom Helder Câmara.
Em reunião ampliada do diretório municipal, aprovamos tal aliança com os votos de todos/as os/as presentes, inclusive os/as filiados/as com menos de um ano de filiação e não recadastrados. Para nós essa definição da aliança é legitima, por representar desejo do conjunto de todos/as que há muito tempo constroem o PT de Upanema. Nós votamos nessa escolha e concordamos com ela.
Porém, o que não consideramos legítimo é o processo de escolha do nome a vice-prefeita, para compor a chapa da coligação encabeçada por Maristela Freire, já que não representa a real vontade dos/as filiados/as, pois abandonou uma história de construção de unidade e de respeito ao conjunto de filiados/os do partido. Essa decisão tomada por uma minoria burocrática desagrega e divide o PT entre um grupo, entre uma família e uma proposta política coletiva que permeia a construção partidária desde sua fundação.
Diante das razões citadas, reafirmamos nosso compromisso com a candidatura de Maristela Freire, mas não legitimamos o processo que escolheu Naide Fernandes como candidata a vice, indicada pelo PT. De 63 filiados e filiadas, apenas 14 participaram de tal escolha.
O PT de Upanema está triste, sofre de uma profunda falta de reconhecimento de quem faz a real vida do PT. Seus militantes lamentam a opção tomada. Escolheu a burocracia e abandonou seu maior patrimônio partidário: a unidade, a coesão, a força e o entusiasmos militante.
Não vimos nenhuma palavra de ordem, nenhum entusiasmo, nenhum discurso chamando todos/as à luta, nenhuma música de Chico Buarque, não comemoramos juntos no bar do Nil. A militância do PT, que muitos admiram pela sua disposição de fazer campanha, domingo, dia 18 de maio de 2008, silenciou-se, recolheu-se, entristeceu-se...
José Carlos da Silva Neto –Membro da executiva municipal do PT
Paulino Pereira Neto - Membro da executiva municipal do PT

Um comentário:

Unknown disse...

Poderíamos sintetizar melhor essa nota se a escrevessemos de tráz pra frente: Num domingo de maio de 2008 o PT silenciou-se, recolheu-se! Não se reuniram no bar do Nil, ao som da lambada do PMBD, para desfazerem a briga interna que existia, para a indicação do nome a vice, na chapa de Maristela. Nenhum militante entusiasmado proferiu sequer uma palavra de ordem para sanar a ferida aberta pelo jogo de ego de um partido que sempre foi pequeno em Upanema, mas via-se diante da maior oportunidade que "ganharam", desde a sua fundação nesta urbe. A força que imperava era a ganância pessoal. A unidade, como assim? Se era possível ver os migalhos em pleno processo de escolha de composição de uma aliança política? Coesão? Se dane! Diante disso, como podem vir a público 1 ou 2 "militantes" e dizerem que o processo de escolha não foi legítimo? O que vocês fizeram para que isso não acontecesse? Vocês também abandonaram a história de construção de unidade e respeito. Tudo mudou! Mas os caciques do política upanemense continuam os mesmos, com as mesmas idéias. O PT, esse sim foi que mudou! Mudou tanto, que agora luta para ser aliado desses que, antigamente (1989), não traziam nenhuma mudança para a sociedade. TUDO MUDOU, PT!