quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Lançamento da Feira da Agricultura Familiar atrai centenas de pessoas de Upanema

A força da agricultura upanemense foi apresentada no dia de ontem. Mais de 30 produtos de excelentes qualidades sendo vendidos por Josino do assentamento Nova Vida, Elias da Silva de Lagoa Vermelha, D. Antonieta de Palheiros III, a juventude de Piracicaba, o artesanato do assentamento Esperança e muitos e muitos agricultores orgulhosos do papel.
Uma upanemense fazendo as compras olhou as bancas padronizadas e soltou a frase “agora estou comprando produtos com higiene porque não é mais aquele amontoado de coisas no chão”. Ela não imaginava que logo em seguida no seu discurso de inauguração, Sr. Tarcisio Pereira do assentamento Lagoa Vermelha falaria algo parecido: “Esse é mais um sonho realizado... agora a gente não sente vergonha porque agora quando a gente trouxer a nossa produção ela não será mais jogada no chão, como lixo”.
A comercialização fecha o ciclo de lutas das mais de 1.000 famílias assentadas em Upanema. O primeiro passo de acesso a terra foi conquistado com o apoio do Sindicato, da FETARN e da CPT. O passo seguinte que é a organização da produção está em estágio avançado. A partir de ontem entra na fase da economia solidária. O povo upanemense estava satisfeito em comprar mais barato um produto saudável que é fabricado na própria cidade e os agricultores felizes com o aumento da renda pelo fim do atravessador. ECONOMIA SOLIDÁRIA.
O Governo Federal através do Projeto Dom Helder Camara/SDT/MDA investiu R$ 20.000,00 na compra de pias, bancas, balanças, sacolas, banner, camisetas, bonés, etc. Mas acima de tudo merece aplausos os agricultores e as instituições upanemenses que colocaram os interesses da comunidade em lugar de maior destaque que as intenções particulares. Assim, cabe ressaltar os nomes da Prefeitura de Upanema, EMATER RN, Cooperativa Terra Livre, Núcleo Sertão Verde, Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, FETARN e CPT.
A feira continuará funcionando toda segunda-feira, dentro da tradicional feira livre municipal. Existe uma comissão formada pelas instituições supracitadas que estará fazendo o monitoramento da iniciativa, mas saí de lá confiante que o povo de Upanema (sociedade e produtores) não mais abrirá mão dessa iniciativa simples e de resultados concretos.
Fonte: Blog de Caramuru

Nenhum comentário: