segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vereadores prometem lutar por área do município

A Câmara de Vereadores de Upanema se reuniram hoje em sua última sessão antes do período de recesso que se iniciará próxima segunda-feira, dia 02 de julho. Na reunião, foi discutido basicamente o assunto da audiência pública que foi realizada esta semana na comunidade de Mirandas, município de Upanema, para discutir o requerimento de realização de um plebiscito para saber a que município a comunidade rural quer pertencer.
O vereador Nonato Garcia – PSB, presidente da casa, começou os discursos enfatizando a decepção com o deputado Fernando Mineiro – PT, autor do requerimento que solicita a realização do plebiscito. Segundo Nonato, o deputado mostrou muita parcialidade e em nenhum momento expressou sentimento de ouvir a comunidade de Upanema a respeito do tema. Para Nonato, o deputado parecia um parlamentar eleito somente por Caraúbas e não pelo Rio Grande do Norte. Nonato discordou totalmente dos motivos alegados pelo deputado para realização do plebiscito. Outro parlamentar que usou da palavra foi o vereador Neném do Cabano – PMDB. Para ele, a audiência pública serviu somente para ratificar um posicionamento político de alguns deputados presentes. Em alguns momentos, o deputado Gilson Moura – PV parecia estar num show, pois andava no meio do público e não paravam os flash`s dos assessores registrando os melhores ângulos do parlamentar, disse o vereador. Neném também fez questão de dizer que entende que esse posicionamento do deputado Mineiro, é puramente político. O vereador Josiel Gondim – PSB usou da palavra e disse que a audiência serviu somente para reforçar o seu pensamento de luta pela soberania do território upanemense. Josiel é a favor a união de todos (Executivo, Legislativo, sociedade civil etc.) em busca de uma solução que não venha prejudicar o município. O vereador Valério Augusto – DEM fez questão de ressaltar a importância da comunidade de Mirandas para economia de Caraúbas. Valério fez referências aos recursos do FUNDEB entre outros, que hoje estão sendo destinado ao município vizinho. Portanto, segundo Valério, Caraúbas não tem perdas, como alegam alguns vereadores e parlamentares que defendem a mudança. Não há uma justificativa convincente para que Upanema perca essa área de seu território, pois ninguém está sendo contra o pensamento do povo de Mirandas, mas sim, a perda da área que foi concedida legalmente ao município de Upanema desde a sua criação, afirmou o vereador. Para Otávio Augusto – PSB agora, a briga deve ser travada no campo da Justiça. “Se formos esperar pelo lado político, Upanema já perdeu a área da comunidade de Mirandas”, disse o vereador. Já o vereador Aguinaldo Elói – PP disse estar muito triste com a forma como foi desenvolvida a audiência pública. Segundo ele, não houve oportunidade de se ouvir os vereadores upanemenses a respeito do assunto. “O único que falou por Upanema foi nosso prefeito. Foi uma voz solitária”, disse o insatisfeito vereador.
Depois dos pronunciamentos, o presidente Nonato Garcia – PSB convidou os vereadores para reunirem-se com o prefeito Jorge Luiz – PMDB para ver qual estratégia a ser tomada a respeito da questão. Um dos próximos passos poderá ser a realização de uma audiência pública, onde serão convidados todos os parlamentares estaduais, políticos do município de Caraúbas, lideranças da comunidade de Mirandas e de Upanema. Além dessa estratégia, outra possibilidade está na tomada de medidas judiciais para evitar o desmembramento da comunidade rural do município de Upanema.
Fonte: Blog do Anax

Um comentário:

Anônimo disse...

A população de Upanema/RN deve se manifestar em favor de Mirandas porque a conquistamos legalmente. O povo deve anotar os nomes dos deputados que está contra nossa cidade, contra o que é nosso, CONTRA O NOSSO POVO: FERNANDO MINEIRO, GUSTAVO CARVALHO E GILSON MOURA.